segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Especialistas em má nutrição concluem formação


Vinte formadores para área de tratamento da má nutrição aguda concluíram, sexta-feira, na província do Huambo, uma acção formativa sobre os grandes desafios da gestão integrada da má nutrição.
 
Promovida pela Direcção Nacional de Saúde Pública, o evento, que durou cinco dias, teve como objectivo capacitar e facilitar os técnicos e profissionais de saúde que lidam com crianças e que trabalham nas unidades de internamento nutricionais, para que tenham domínio da gestão e manuseamento da má nutrição aguda severa.
 
No acto de encerramento, a chefe do departamento de saúde pública na província do Huambo, Georgina Figueiredo, apelou os formandos para, além de aplicar os conhecimentos adquiridos, apoiarem nas acções de prevenção e tratamento da doença nas comunidades, de modo a evitar que um grande número de crianças seja hospitalizado nos centros nutricionais.
 
Para um bom resultado nas comunidades, esta será uma tarefa multissectorial que envolverá escolas, igrejas, adolescentes e famílias”, frisou.
 
No comunicado final distribuído à imprensa, os formandos prometeram tudo fazer para garantirem um melhor atendimento aos doentes com má nutrição e solicitaram à Direcção Nacional de Saúde Pública que realize mais formações.
 
Os formandos realçaram ainda que a garantia e a sustentabilidade dos produtos terapêuticos nutricionais nos níveis de intervenção, assim como a abertura de unidades específicas são determinantes para o combate da má nutrição.
in ANGOP de 29.10.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário