segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Projecto Uhayele chega à população da aldeia Umdungulo




A coordenação do projecto Uhayele realizou sexta-feira na aldeia Umdungulo, sector do Monte Belo, município do Bailundo, a norte da cidade do Huambo, uma palestra sobre o saneamento básico, tratamento de água potável e importância das latrinas.
 
A palestra, denominada juntos pela saúde das nossas comunidades, enquadra-se nas acções que estão a ser desenvolvidas pelo projecto no âmbito dos cuidados preventivos de saúde.
 
A coordenadora técnica de assistência do Uhayele, Priscila Americana, disse à Angop, no final da palestra, ser objectivo do projecto ensinar as pessoas a levarem uma vida saudável em suas comunidades, prevenindo-se de doenças causados pelo débil saneamento básico e consumo de água imprópria.
 
O soba da aldeia, António da Silva, um dos 250 presentes na palestra, louvou a iniciativa do Uhayele, tendo sublinhado que os conhecimentos adquiridos pelos aldeões, uma vez postos em prática, vão contribuir para a redução da mortalidade.
 
Consumimos água do rio sem ser tratada, situação que tem originado doenças. O saneamento básico na aldeia é bastante precário, mas admito que doravante a situação será melhor, graças a esta palestra”, aludiu.
 
No município do Bailundo, cuja vila dista a 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, o projecto Uhayele formou 160 agentes comunitários, um gestor de cuidados, bem como uma coordenadora técnica de assistência. Cada agente realiza semanalmente oito palestras na comunidade onde reside.
 
O projecto Uhayele, expressão que traduzida de umbundo para português significa saúde, está a ser desenvolvido desde 2008 pela Amosmid, empresa privada angolana de gestão de saúde.
in ANGOP de 29.10.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário