sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Programa de municipalização dos serviços de saúde reduz doenças no Bailundo


O chefe de Repartição Municipal de Saúde no Bailundo, Samuel Sacunduinga, afirmou hoje, quinta-feira, que o Programa de Municipalização dos Serviços de Saúde está a contribuir na redução de casos de doenças.
 
O responsável revelou que de Janeiro a Setembro deste ano foram registados cinco mil casos que resultaram na morte de apenas cinco pessoas, contra os 5 mil e 619 casos de doenças que provocaram a morte de 21 cidadãos em várias unidades desta região.
 
O responsável assegurou que a aproximação dos serviços de saúde junto das populações, a implementação do programa anti-larval e a movimentação das brigadas móveis nas comunidades e a distribuição gratuita de redes mosquiteiras tratadas com insecticidas estão na base da redução das doenças no Bailundo.
 
Samuel Sacunduinga destacou que com o programa saúde nas aldeias, as populações já estão mais informadas sobre os vários problemas de saúde pública, reprodutiva e saúde curativa e as famílias já velam pela construção de latrinas.
 
O responsável referiu que a municipalização dos serviços de saúde está a incidir as suas acções na construção e manutenção de infra-estruturas sanitárias, aquisição de medicamentos, alimentação para os pacientes e suportado com o valor de 191 milhões de kwanzas.
 
O município do Bailundo possui uma rede sanitária composta por dois hospitais, 5 centros comunais e 22 postos de saúde que são suportados por 508 funcionários, entre os quais seis médicos, técnicos médios, enfermeiros e pessoal administrativo que servem a um universo de cerca de 250 mil habitantes.
in ANGOP de 12.10.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário