quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ADRA realiza formação sobre diagnóstico rural participativo


Uma acção formativa sobre diagnóstico rural participativo foi aberta hoje, terça-feira, na cidade da Caála, a 23 quilómetros da capital da província do Huambo, por iniciativa da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).

Participam líderes de associações de camponeses, responsaveis religiosos e estudantes, num evento no âmbito do programa de municipalizção e discentralização administrativa.

A coordenadora deste programa, Débora Odeth, disse, durante a sessão de abertura, que esta formação visa dotar os participantes de habilidades técnicas de recolha de dados nas comunidades que sejam motivos de diagnóstico no meio rural para garantir a resolução dos seus próprios problemas.

Informou que actos idênticos foram realizados este ano nos municipios do Bailundo e Huambo, onde a ADRA capacitou os actores da sociedade civil em matérias de diagnóstico rural participativo para implementar o desenvolvimento socioeconómico, utilizando recursos locais e incutir a ideia de que cada membro deve ser partícipe no sucesso das comunidades.

“Com esta iniciativa queremos constatar a real dificuldade social e económica que as famílias residentes nas comunidades rurais deste município passam e fazer um levantamento técnico para a resolução dos problemas, com vista a fomentar mudanças com impressões positivas em prol dos agentes comunitários”, esclareceu a coordenadora do novo projecto da ADRA no Huambo.

Débora Odeth informou que a dimensão prática do projecto de municipalização e discentralização administrativa será protagonizada pelos líderes comunitarios.

Afirmou que depois desta formação serão realizadas outras viradas fundamentalmente a programas de elaboração de projectos e gestão financeira, para completar a visão laboral, bem como manusear técnicas fáceis e com baixo custo para a promoção do progresso social nas comunidades.
in ANGOP de 17.10.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário