quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Profissionais de saúde participam em jornadas científicas


Os profissionais de saúde na província do Huambo participam desde hoje, nas II jornadas científicas, uma iniciativa da direcção provincial da Saúde que visa melhorar o contributo dos profissionais na assistência médica e medicamentosa para o bem-estar das populações.

As II jornadas científicas visam incentivar o hábito da investigação dentro do seio do profissionais de saúde, fazer da investigação científica uma ferramenta para solucionar os principais problemas de saúde na província do Huambo.

Servirá ainda para se dar a conhecer os resultados atingidos pelos diferentes agentes de saúde ao longo do último ano, propor soluções viáveis a médio e longo prazo para o fortalecimento do serviço nacional de saúde.

Os participantes no certame, com duração de três dias, vão debater temas ligadas à mortalidade materno-infantil no hospital geral do Huambo durante o ano de 2010 ao primeiro semestre de 2012, frequência de rotura uterina, na maternidade, no 1º semestre de 2012, avaliação das condições e o nível cognitivo dos molares prementes nos doentes de 6 a 19 anos idade e seus tutores de Agosto de 2011.

As II jornadas científicas são expressões inseridas no programa científico da instituição e servem como plataforma para apresentação de resultados investigativos no campo assistencial, da gestão de recursos humanos e materiais.

Permitem o reencontro entre todos os intervenientes no âmbito da saúde e é uma garantia de confraternização e debate entre profissionais ávidos de conhecimento com premissa de superação constante para que o desenvolvimento científico e educacional constitua requisito indispensável no aumento incessante de qualidade dos serviços prestados às populações.

A cerimónia de abertura das II jornadas científicas foi orientada pelo vive-governador cessante para esfera política e social, Guilherme Tiuka, que na sua intervenção apelou aos quadros do sector de saúde no sentido de cultivarem o espírito de patriotismo, por forma a melhorar o atendimento dos pacientes que afluem às unidades hospitalares na província.
in ANGOP de 11.10.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário