sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Munícipes contam com uma escola de dança e música


Uma escola com capacidade de formar  80 alunos nas especialidades de piano, bateria, solfejo, guitarra e batuque foi aberta hoje, quinta-feira, no bairro Bom Pastor, arredores da cidade do Huambo, numa iniciativa dos jovens pequenos empreendedores.
 
Na sua intervenção, o responsável da escola, Jesuíno António Kavita, afirmou que a abertura do empreendimento visa ocupar os tempos livres dos adolescentes e jovens em actividades úteis, além da descoberta de novos fazedores de cultura. As aulas terão início no próximo dia 23 deste mês.
 
O responsável acrescentou que serão leccionados ainda cursos de dança moderna (semba, salsa, tango, valsa e o bale), tradicional com estilos típicos da região ovimbundu, melhoramento da voz, vibração, performance da voz, guitarra normal, solo e baixo.
 
Para o êxito da formação, que vai consistir em aulas práticas e teóricas, criamos uma banda, visto que na província do Huambo existem muitos artistas e poucos com formação profissional de arte, o que torna difícil o melhoramento e qualidade da música produzida localmente”, referiu.
 
Por sua vez, o chefe do departamento do património cultural da direcção da Cultura na província do Huambo, João Afonso disse que a abertura da escola de música constitui uma mais-valia para o fortalecimento da cultura na região do planalto central de Angola.
 
Devo afirmar que o desenvolvimento da cultura passa necessariamente pela formação dos seus fazedores. A abertura desta escola vem contribuir significativa para o melhoramento da qualidade musical”, destacou.
 
Com a abertura desta escola a província do Huambo passa a contar com cinco instituições de formação de música e dança, sendo uma afecta à Igrejas Baptista, IECA, Igreja Católica e Metodista.
in ANGOP de 19.10.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário