quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Director da Saúde quer maior interacção com terapeutas

Frederico Juliana, director provincial da Saúde no Huambo

O director provincial da Saúde no Huambo, Frederico Juliana, considerou que a medicina tradicional é de estrema importância na garantia do bem-estar das comunidades, mas os terapeutas deste ramo devem preocupar-se em especificar as enfermidades que merecem a sua assistência.

Recomendou que o VIH/Sida, malária, tuberculose e febre tifóide sejam assistidas nas unidades sanitárias, dada a atenção que estas enfermidades merecem para o seu tratamento.

Frederico Juliana deu a conhecer que a Direcção da Saúde na província tem realizado campanhas de sensibilização e encontros com os ervanários e terapeutas tradicionais, para dar-lhes a conhecer a importância de encaminhar os pacientes nos hospitais em casos complicados.

Embora reconheça que a fauna medicinal angolana é bastante rica, em particular a desta província, defendeu que a mesma precisa ser devidamente explorada por especialistas.

Considerou, por outro lado, preocupante o facto de muitos cidadãos darem diariamente entrada nas unidades sanitárias da província do Huambo, com complicações resultantes de intoxicação causada por ingestão de medicamentos tradicionais.

Informou que muitos destes casos terminam em óbitos, pois os pacientes chegam às unidades hospitalares com problemas graves nos rins, o que provoca insuficiência renal aguda, ascites (barriga de água) e inflamação no corpo.

Temos observado que terapeutas tradicionais atendem doentes nos seus locais de tratamento com doenças que merecem assistência medicamentosa nas unidades hospitalares, facto que tem causado graves complicações de saúde a muitos indivíduos”, disse.

Frederico Juliana reprovou o facto de muitos doentes serem levados aos hospitais por familiares e terapeutas tradicionais, já em estado muito grave.

in ANGOP de 04.09.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário