quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Destacado papel dos museus na divulgação dos hábitos e costumes


O papel desempenhado pelos museus na divulgação e transmissão dos hábitos e costumes, enquanto instituições que conservam o acervo material e escrito deixado pelos antepassados, foi destacado, na cidade do Huambo, por alguns cidadãos.

Abordados sobre o papel dos museus na divulgação da história de Angola, os interlocutores afirmaram que os museus constituem o “bastião” principal para o êxito do processo de transmissão à nova geração dos hábitos e costumes vividos pelos ancestrais.

O cidadão João Moma, finalista do curso de Ensino da Matemática, do Instituto Superior de Ciências da Educação, disse que os museus desempenham um papel bastante imprescindível na divulgação e moralização da actual geração, porquanto trazem informações detalhadas sobre o modo de vida dos antepassados.

Segundo ele, o acervo cultural existente nestas instituições públicas contribuem, de certa maneira, para a afirmação da cultura de uma determinada comunidade, visto que têm servido de base para quem deseja saber ou estudar um pouco mais a história de Angola.

Por sua vez, o pedagogo Fortunato da Silva reafirmou que os museus são bastante úteis no processo de resgate e consolidação dos hábitos e costumes dos povos, através dos retratos histórico-culturais ali existentes.

Disse que no museu se pode encontrar utensílios directamente utilizados pelos antepassados, sobretudo nas actividades de caça, pesca e agricultura, ao passo que nas bibliotecas estão apenas escritos.

Considera-se museu como uma instituição permanente sem fins lucrativos, onde se preserva a memória de uma cidade, de um país, de uma pessoa, ou seja é um lugar histórico que faz viajar no tempo todos quanto ali estiverem.

in ANGOP de 25.09.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário