segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Obras de requalificação têm início brevemente


A requalificação da ombala da Chiaca, no município do Tchindjendje, província do Huambo, começa em breve, garantiu naquela cidade o coordenador da comissão multissectorial encarregue de requalificar as ombalas dos distintos reinos do país.

Lucas Daniel deslocou-se à província do Huambo para avaliar as condições técnicas no terreno onde é construído em breve o palácio e as residências dos sobas que compõem a corte do antigo reino da Chiaca, no município do Tchindjendje.

O responsável garantiu que as obras se enquadram na orientação do Executivo de requalificar as ombala dos antigos reinos de Angola, tendo sublinhado que é importante, nesta fase, auscultar as preocupações e prioridades das autoridades dos reinos para que os objectivos deste programa sejam atingidos dentro das orientações do Chefe do Executivo, de prestar maior atenção às autoridades tradicionais.


Nós fomos orientados, a partir da direcção dos Ministérios da Administração do Território e da Cultura a efectuar algumas visitas que têm como objectivo fazer o estudo e projecto das infra-estruturas dos reinos em Angola, de modo a serem requalificadas”, afirmou.

A delegação deslocou-se também à ombala Wambo Kalunga e visitou outros monumentos históricos, onde os sobas e seculos manifestaram as suas preocupações relativamente à recuperação das próprias infra-estruturas, assim como a vida social das autoridades tradicionais. 


No âmbito deste programa, já se encontram na fase final as obras da ombala do reino do Bailundo, como projecto-piloto, que além da ombala de Chiaca vai estender-se a outros reinos.

in Jornal de Angola de 16.09.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário