quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Historiador quer maior valorização do acervo cultural


A necessidade de maior valorização do acervo cultural, tendo em vista o processo de resgate dos valores cívicos e culturais em curso no país, foi defendida na cidade do Huambo, pelo historiador Alberto Sehululo.

Em declarações sobre o papel dos museus na divulgação da história de Angola, afirmou que a valorização e o estudo científico das obras materiais e escritas é a condição principal no processo de consolidação dos hábitos e costumes de um determinado povo.

Por esta razão, Alberto Sehululo disse ser necessário que as instituições de ensino promovam visitas de estudo científico aos museus, no sentido de conhecerem mais alguns retratos históricos dos grupos etnolinguísticos de Angola, além de inteirarem-se dos hábitos e costumes, através dos objectos ali existentes.

Ninguém nasce sábio, portanto, torna-se imperiosa a formação da juventude, em particular, e da população, em geral, sobre os valores culturais da comunidade em que pertence, visando a construção de uma sociedade sã”, acentuou a fonte.

Explicou que os museus apresentam uma riqueza bastante fantástica, por aquilo que se pode encontrar, principalmente no que concerne à arte confeccionada pelos antepassados, tendo, para este efeito, desafiado a juventude a visitar os museus.

in ANGOP de 25.09.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário