quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Realizadas exéquias do Rei da Tchiaka


As exéquias do Rei da Tchiaka, Benjamim Soma, falecido a 21 deste mês, por doença, foram realizadas hoje, no pátio da administração municipal do Chinjenje, a 118 quilómetros da cidade do Huambo.

A cerimónia foi presenciada pelo vice-governador provincial do Huambo para os sectores político e social, Guilherme Tuluca, comandante da Região Militar Centro, general Manuel dos Santos Hilário, delegado do Interior, comissário Elias Dumbo Livulo, entre outras individualidades.

Na ocasião, o vice-governador, Guilherme Tuluca, destacou a figura histórica do Rei Benjamim Soma, sobretudo na luta de libertação nacional de Angola, onde integrou células e grupos da clandestinidade.

Perdemos um grande homem de luta e de poder, portanto, lá se foi uma biblioteca num momento em que a sociedade precisava muito dele, com vista a transmitir valores histórico-culturais para as actuais gerações”, disse na presença dos famílias e dos 37 membros da corte da ombala, visivelmente consternado com a morte do rei.

Depois das assinaturas do livro de condolência, a urna contendo os restos mortais do rei Benjamim Soma foi entregue os membros da corte para darem sequência à cerimónia tradicional e, concomitantemente, o funeral, que acontece na madrugada de quinta-feira, de acordo com os rituais da cultura ovimbundu.

O reino da Tchiaca, que abrange, além do Chinjenje, os municípios do Ucuma, Longonjo (província do Huambo), Ganda, Cubal, Caimbambo (Benguela), Celes (Kwanza Sul), Caluquembe, Caconda e Chongoroi (província da Huíla), foi fundado em 1520 pelo rei Chilulu Vangue-Vangue.

Foram soberanos da Tchiaka os reis Vangue-Vangue, Tchilulu I, Kapango I, Atende I, Ukolongonjo I, Ndumbu I, Luandjangombe I, Mukuku I, Tchilulu II, Handa I, Ngalangi I, Katutu I, Ndumbu II, Kanutumula I, Kamelã I, Atende II, Tchikoko I, Ukolongondjo II, Kuvombo Inene, Ndumbu III.

Teve ainda como soberanos os reis Handa II, Ndjimbi, Luandjangombe III, Handa III Ndjunde, Tchandja, Atende IV, Tchikoko II, Tcilulu IV, Luandjangombe, Handa V, Ndjimbi II, Ndumbu IV, Tchandja II, José Kalumba Sapukusu e Salomão Munengu. Benjamim Soma foi o seu actual rei.

Na província do Huambo existem cinco reinos, nomeadamente Bailundo, Huambo, Sambo, Chingolo e Tchiaka.

in ANGOP de 26.09.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário