sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Governo comprometido com o melhoramento dos serviços de saúde no país

José Van- Dúnem, Ministro da Saúde

O Governo angolano está comprometido com a manutenção dos serviços de saúde, porquanto a melhoria da condição de vida dos cidadãos depende, essencialmente, do acesso a este sector, incluindo as acções de promoção, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação de infra-estruturas. 

O facto foi expresso, no Huambo, pelo ministro da Saúde, José Van-Dúnem, que discursava na abertura do X Conselho Consultivo Alargado do sector da Saúde na província do Huambo, a decorrer até sábado.

As crianças já não morrem antes de completarem cinco anos de vida, temos menos mortalidade materna, porém, ainda há muito por fazer e, para tal, são necessárias acções mais intensivas no sentido de continuarmos a crescer e acelerar os esforços para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, assim como o compromisso da cobertura universal dos serviços de saúde”, sustentou.

De acordo com o ministro José Van-Dúnem, as questões prioritárias de saúde pública no país passam pela prevenção e controlo da Dengue, raiva, shistomassomíase, tuberculose e a mal nutrição nas comunidades e, consequentemente, na prevenção da gravidez na adolescência.

Neste sentido, citou os esforços que têm sido desenvolvidos no domínio da humanização dos serviços de saúde, através da promoção e desenvolvimento de uma nova cultura que fortalece o respeito e a valorização da cidadania.

Para tal, disse ser necessário um trabalho conjunto entre os vários sectores públicos, de modo a procurar questões estruturantes para o desenvolvimento dos recursos humanos do país, com base na formação contínua, promoção das carreiras profissionais, motivação, mecanismos de fixação e retenção de quadros, bem como a remuneração.

Fruto do esforço do Governo, o ministro da Saúde disse que a província do Huambo, através da implementação da Faculdade de Medicina e de escolas de formação de técnicos de saúde, registou um aumento progressivo da força de trabalho entre 2010 a 2013, com realce para os médicos que passaram de 127 para 176, os licenciados em enfermagem, de 14 para 45, e o número de enfermeiros de  1.906 para 3.769.

No domínio das infra-estruturas, prosseguiu o governante, houve igualmente um incremento de 34 novas unidades sanitárias, com realce para o nível primário de atenção, apostando-se, deste modo, num modelo de proximidade.

Verificou-se também, nos últimos três anos, a criação de 22 novas unidades de nutrição, com vista a reduzir a prevalência de 18 porcento de malnutrição da província, por ser uma das mais altas epidemias no país.

Precisou que com o resultado deste esforço, sobretudo o aumento dos recursos humanos e infra-estruturas, muitos dos indicadores na província do Huambo têm sido animadores, nomeadamente a redução da mortalidade materna e infantil, diminuição da mortalidade por doenças endémicas, em particular à malária, tuberculose e Vih/Sida.

O evento está a decorrer sob o lema “humanização nos serviços de saúde: cuidar com dignidade e amor é um acto de cidadania, que traduz a importância de colocarmos as pessoas no centro da nossa actuação”.

in ANGOP de 27.09.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário