segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Instituto quer mudar o panorama empresarial nacional


O presidente do conselho de administração do Instituto de Apoio às Micro Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), António Francisco de Assis, revelou, em Luanda, que 95 por cento das unidades certificadas, continuam sem um espaço físico para dar início às suas actividades.

Apontou como solução, a criação de incubadoras. Actualmente o Instituto de Apoio às Micro Pequenas e Médias Empresas tem 7.850 empresas certificadas. António Francisco de Assis refere as incubadoras como solução para o problema da falta de espaço para as empresas exercerem a sua actividade. O presidente do conselho de administração do INAPEM fez estas afirmações na cerimónia que marcou o 21º aniversário da instituição. 

A ocasião serviu para o instituto apresentar os resultados do concurso “Ideia Brilhante”. 

O presidente do conselho de administração, em declarações à imprensa, apelou aos empreendedores angolanos para tornarem mais eficiente o sector e criarem parcerias de confiança com o INAPEM. “O sector empresarial nacional é promissor, está a evoluir, na medida em que só se aprende caminhando com segmentos de negócios fortes”, referiu.

Reiterou a importância das incubadoras na iniciação empresarial e informou que está a ser construída uma incubadora na Zona Económica Especial, cuja obra pode ficar concluída no final do ano. As outras incubadoras estão projectadas para o próximo ano nas províncias da Huíla e Benguela.


António Francisco de Assis disse que as antigas instalações do INAPEM estão a ser transformadas naquela que vai ser em breve uma incubadora para as tecnologias de informação e comunicação na perspectiva empresarial. 

Estamos a fomentar e ajudar a alavancar micros, pequenas e médias empresas, para posteriormente criarem novos postos de trabalho destinados à juventude, por ser um dos grandes desafios do Executivo”, referiu.

Centro de Serviços


O presidente do conselho de administração do INAPEM disse que em relação ao Programa Angola Investe existem mais de 180 pedidos de apoio de diferentes empresas, para elaboração de um estudo de viabilidade económica e financeira, o que deve ajudar no processo de solicitação de financiamentos junto da banca comercial. 

Relativamente aos centros de serviços do INAPEM, António Francisco de Assis disse que a intenção é criar mais em províncias estratégicas para que sejam regionais. O Centro de Serviços do INAPEM na província do Huambo, inaugurado recentemente, pode servir as províncias do Bié e Kwanza-Sul.


“Ideia Brilhante”


A administradora do INAPEM, Ruth Chitas, disse que numa altura em que a instituição está num processo de revitalização, expansão da capacidade técnica e operacional, pretende dar vida empresarial a ideias válidas e com veia empreendedora, uma filosofia que norteou a criação do concurso “Ideia Brilhante” e a sua concretização. 

A administradora do INAPEM disse que o concurso representa uma grande oportunidade para a descoberta de talentos na vida empresarial e tem uma palavra a dizer na geração de empregos.


O concurso “Ideias Brilhantes “ visa incentivar novas iniciativas e ajudá-las a ser viáveis. 

Aqui não houve perdedores. A participação no concurso tornou os concorrentes elegíveis para os programas de formação. Estão criadas as condições para o acompanhamento a essas ideias para que a sua concretização seja viável e edificante. Aqui temos representada a capacidade empreendedora dos angolanos”, disse Ruth Chitas que anunciou os dez vencedores.

Os vencedores


A Sanuby ficou em primeiro lugar e recebeu um prémio de três milhões de kwanzas. Apresentou um plano de negócio, cuja ideia está na inovação de equipamentos escolares e de cinema. 

Em segundo lugar ficaram os camponeses da província do Huambo, cuja ideia é contribuir para a transformação da tradicional produção agrícola familiar para uma dimensão mais empresarial. Esse projecto valeu o prémio de dois milhões de kwanzas.

A Polem Farmus ficou em terceiro lugar e recebeu um milhão e 400 mil kwanzas. A Sociedade Mel Angola, cuja ideia é congregar todos os apicultores do país e incentivá-los, por via de ferramentas empresariais a aumentarem a produção de mel no país, ficou em quarto lugar e o prémio foi de um milhão de kwanzas.

A Naolila conseguiu o quinto lugar e ganhou 600 mil kwanzas, enquanto a Kudima ficou em sétimo lugar. A equipa do Kwanza Sul é constituída por cinco membros. Cada um dtem mais de 50 anos. 


A Recibuild ficou em sexto lugar, a Manpenex ficou em oitavo, a Kratos Holding, em nono lugar e Pedro Lima, em décimo. Cada empresa concorrente foi premiada com 400 mil Kwanzas.

in Jornal de Angola de 02.09.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário