sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Assalto à final


Habituado a jogar em ambientes adversos, a Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol procura esta noite (19h30) carimbar o passaporte rumo ao Campeonato do Mundo, a decorrer em Espanha, em 2014, quando defrontar a similar da Costa do Marfim, em desafio referente à segunda meia-final da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket.

Depois de ter deixado nos quartos-de-final os marroquinos, a quem venceram de forma convincente por 95-73, os decacampeões têm a nobre missão de alcançar o primeiro objectivo no Afrobasket 2013, que passa pela qualificação para o mundial, e quis o destino que os anfitriões cruzassem o caminho dos actuais vice-campeões africanos.

A partida de mais logo serve de acerto de contas, dado que o combinado nacional tinha batido os costa-marfinenses na final do Campeonato Africano das Nações de 2009, competição que teve como palco as cidades de Tripoli e Bengazi, Líbia. 

A Costa do Marfim, que investiu seriamente para conquistar o seu terceiro ceptro continental, afastou nos quartos-de-final o seleccionado dos Camarões, que à semelhança da Nigéria, Cabo Verde e Marrocos vão disputar hoje as classificativas do quinto ao oitavo lugar.

Dos seis candidatos apontados inicialmente, apenas Angola, vice-campeã africana, Costa do Marfim, país anfitrião, Egipto, sensação da prova, e o Senegal mantêm acesa a chama da conquista do título africano, ao contrário da Nigéria e Camarões que se “afundaram” nos quartos-de-final.

A Selecção Nacional, hoje, ao que tudo indica, já se reencontrou, depois das exibições menos conseguidas, realizadas na fase preliminar da competição, e vai enfrentar dois oponentes, o adversário propriamente dito e o público. Ontem, na única sessão de treino, foram revistas as estratégias a serem utilizadas na partida de mais logo.

O factor casa não vai ser seguramente um factor inibidor do cinco nacional, já que dos dez títulos conquistados, apenas três arrebatou na condição de país anfitrião.

Os decacampeões africanos vão apostar mais uma vez na coesão defensiva, para além da eficiência no ataque, para travar a fúria dos Elefantes, designação oficial da selecção da Costa do Marfim.

Paulo Macedo pode apostar no mesmo cinco que colocou frente a Marrocos: Carlos Morais, Carlos Almeida, Armando Costa, Felizardo Ambrósio e Eduardo Mingas.

Apesar de reconhecerem o potencial da Selecção Nacional, dez vezes campeã africana, com várias presenças em fases finais de Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos, os costa-marfinenses estão dispostos a vergar logo mais os decacampeões africanos.

Na primeira meia-final, a ser jogada a partir das 17h00, o surpreendente Egipto vai medir forças com o Senegal, selecção que eliminou o eterno candidato ao título africano, no caso, a Nigéria. Os nigerianos não tiveram força suficiente para vergar os senegaleses, que venceram por um escasso ponto (64-63).


Selecção Nacional entre os favoritos

Angola é o único país de expressão portuguesa que conseguiu o apuramento às meias-finais da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, competição que encerra amanhã, com a disputa da final e das classificativas do terceiro e quarto lugar.

A selecção de Cabo Verde, medalha de bronze do Afrobasket de 2007, prova realizada em cinco cidades de Angola, Luanda, Cabinda, Benguela, Huíla e Huambo, sucumbiu diante do Egipto, por 73-74, deixando a Selecção Nacional entre a Costa do Marfim, Senegal e Egipto. Os cabo-verdianos, que pretendiam repetir a proeza do Afrobasket de 2007, acabaram por deixar sozinho o cinco nacional, que mais uma vez vai procurar vencer.

Das quatro selecções que vão disputar a partir de hoje o passe de acesso à final da edição número 27 do Afrobasket, o Egipto acaba por ser a grande surpresa, depois de ter ocupado o último lugar do Grupo A da fase preliminar, com apenas três pontos, fruto de três derrotas.

MC


Base Armando Costa está confiante no título


O internacional angolano Armando Costa está confiante na conquista da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, competição que amanhã fecha as sua cortinas com a disputa da final.

O tricampeão africano negou categoricamente que a Selecção Nacional se tenha reencontrado apenas a partir dos oitavos-de-final. Para Armando Costa, a coesão da equipa sempre existiu, pelo que o combinado nacional foi reagindo muito em função do valor dos adversários que foram surgindo.

Nós nunca estivemos desencontrados. Durante a primeira fase fomos reagindo em função do peso dos adversários e agora que estamos na fase do mata-mata também estamos a reagir de forma diferente, mas isto não significa que estávamos desencontrados, muito pelo contrário, existe uma coesão muito grande”, asseverou Armando Costa, atleta que fez a sua estreia numa fase final de Campeonato Africano das Nações em 2005, em Argel, capital da Argélia, sob comando do luso-guineense Mário Palma. Armando Costa e Milton Barros são os atletas que têm a missão de conduzir o jogo ofensivo dos decacampeões..

Por sua vez, Joaquim Gomes “Kikas”, hexacampeão africano, afirmou que as exibições patenteadas pelo cinco nacional nos oitavos-de-final e nos quartos, vão permitir à Selecção Nacional encarar a partida de mais logo com maior naturalidade, apesar da pressão caseira.

Estamos mais confiantes e penso que daqui para a frente só teremos que jogar aquilo que sabemos e sairmos daqui com o troféu de campeão africano”, garantiu Gomes “Kikas”.

in Jornal dos Desportos de 30.08.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário