A realização do Censo Piloto da População e Habitação, que se iniciou em sete províncias do país, vai permitir buscar experiências necessárias para aprimorar os preparativos do Recenseamento Geral de 2014, afirmou hoje, no Bailundo, o vice-governador do Huambo para área social e política, Guilherme Tuluka.
O governante falava à imprensa, na comuna de Luvemba, por ocasião da abertura da actividade a nível desta província e mostrou-se convicto na obtenção de resultados que ajudarão a projectar melhor as acções do Executivo voltadas para os sectores da educação, cultura, saúde e outros segmentos da sociedade.
“Como sabeis, o Executivo tem um programa de combate à fome e à pobreza a nível nacional, porquanto, com os dados do censo será possível corrigir a direcção do processo, no sentido de baixar até a raiz das necessidades e realidade actual da população, para melhor distribuir a riqueza” - acrescentou.
Disse estar satisfeito com o processo, pelo facto de numa única actividade poder obter-se informações completas, desde o registo geográfico das áreas, das residências, dados biográficos dos cidadãos, económicos das distintas regiões e outras preocupações em relação a riqueza de cada agregado familiar.
“Nós vimos prestar a nossa solidariedade ao grupo que está engajado nesta missão, mas também dissipar algumas dúvidas em relação ao processo e satisfazer as nossas necessidades. É que o Censo tem que ser um momento que ofereça ao Governo recolha de dados socioeconómicos que permitam uma planificação correcta do futuro da Nação”, frisou.
O Censo Piloto arrancou hoje às zero horas, em sete províncias do país, sendo Namibe, Kuando Kubango, Huambo, Cunene, Luanda, Kwanza Norte e Uíge.
O mesmo serve de ensaio para o grande Recenseamento Geral da População e Habitação, que o país vai realizar em Maio de 2014.
A nível do Huambo, decorre nas comunas de Luvembo e Hengue, ambas no município do Bailundo, localizado a 75 quilómetros da cidade do Huambo. Nestas duas localidades prevê-se recensear perto de 71 pessoas, em 75 secções censitárias, repartidas pelas duas regiões, com predominância para o Luvemba.
in ANGOP de 17.05.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário