O soba da Ombala do Janjo, adstrita ao município do Bailundo, provincial do Huambo, Anacleto Tchitonga Sacato, assegurou que a realização do programa de “saúde da mulher nas comunidades” vai contribuir na redução de doenças no seio das populações da sua área de jurisdição.
Esta posição foi manifestada durante o acto que marcou o encerramento da primeira fase do programa de “saúde da mulher nas comunidades,” numa iniciativa do secretariado nacional da Organização da Mulher Angolana (OMA). Durante a jornada foram assistidas mais de duas mil e 580 pessoas em várias especialidades.
De acordo com o soba, o processo de mobilização vai continuar, pois a garantia de que dentro de 45 dias será realizada a segunda fase do programa de saúde nesta localidade.
“Solicitamos ao governo da província do Huambo no sentido de pelo menos construir um centro de saúde junto a Missão Católica do Janjo para atender em melhores condições as populações desta região, numa altura que se regista o regresso nas suas áreas de origem”, sublinhou.
Por seu turno, o administrador da comuna de Luvemba, Tomé Vicente Kapoco, enalteceu o contributo das autoridades tradicionais na mobilização das populações, factor que permitiu atingir os objectos preconizados pelo programa de “saúde da mulher nas comunidades”.
“O programa teve uma aderência massiva das populações que realizaram várias consultas de forma grátis em diversas especialidades, acreditamos que as doenças vão diminuir no seio das comunidades e vamos trabalhar para preparar as condições para a segunda fase que terá lugar dentro dos próximos 45 dias nesta mesma localidade”, disse.
in ANGOP de 22.05.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário