quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Formação profissional na Missão Católica do Cuando


A Missão Católica do Cuando tem uma área de formação feminina, onde adolescentes e jovens recebem educação espiritual e profissional, orientada pelas Irmãs da Congregação do Santíssimo Salvador, desde 1936.

Neste momento, naquela missão, que tem Nossa Senhora das Vitórias como padroeira, cerca de 40 raparigas de localidades vizinhas do Cuando aprendem costura, tricote, culinária e frequentam aulas de disciplinas do ensino regular.


As obras de construção da Missão Católica do Cuando, que eram levadas a cabo por missionários e os nativos, de acordo com o padre André Kalupesi, nunca foram concluídas.


O sacerdote salientou que ali há um espaço para construção de duas torres, para a colocação do sino e outra reservada à imagem da padroeira.


No passado havia uma cerâmica no local, que produzia tijolos e telhas. Actualmente, as infra-estruturas da Missão Católica e da zona residencial têm recebido alguma pintura, com vista a apagar as marcas da guerra e do tempo.


O sacerdote disse que a perspectiva é de concluir com a obra, mas faltam recursos financeiros para o efeito. “Pedimos apoios para que tornemos a Missão mais acolhedora”, avançou.

Na sequência da construção da Missão do Cuando, os missionários construíram no recinto uma escola de artes e ofícios, para a formação profissional dos internados e dos nativos. Hoje, dessa infra-estrutura sobraram apenas ruínas.


O padre André Kalupesi referiu que o seu maior desejo é ver aquelas estruturas da escola de artes e ofícios recuperadas, para que os jovens daquela região tenham alguma ocupação.


A Missão do Cuando possui ainda uma escola do primeiro ciclo, com oito salas de aulas, que funcionam nos dois períodos do dia (manhã e tarde). Com paredes degradadas e falta de carteiras, a instituição acolhe alunos internos e meninos residentes nos seus arredores.


Possui igualmente um posto médico, para acudir os casos de saúde menos complexos que ocorrem naquela localidade do Cuando.


in Jornal de Angola de 03.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário