quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Novas unidades sanitárias para o município da Caála


A Caála passou a ter um posto de saúde e uma unidade de diagnóstico e tratamento de tuberculose, orçados em 11,7 milhões de kwanzas, instalados no âmbito de melhoria da rede sanitária.

O chefe da repartição municipal da Saúde disse na cerimónia da inauguração que a intenção é melhorar a qualidade assistencial e as condições de trabalho dos técnicos das duas unidades hospitalares.

Albino Ernesto afirmou que o posto de saúde, que foi requalificado, tem serviços de medicina, pediatria, farmácia, pequenas cirurgias, consultas pré-natais e sala de vacinação e que a unidade de diagnóstico e tratamento de tuberculose reúne condições sanitárias de tratamento, consulta, análise de bacilos copia, colheita de dados e observação técnica. 


A administradora adjunta para os assuntos sociais do município, Umbelina Maria, referiu que outras unidades sanitárias da Caála que precisem de reabilitação também vão beneficiar de obras.

Para um diagnóstico de tuberculose, recordou, o doente tinha de se deslocar à cidade do Huambo, pelo que agora, com este laboratório. o tratamento é mais fácil. 


Com o posto de Mangumbala rea­bilitado "a qualidade da assistência vai melhorar e a população tem maior acesso aos serviços básicos de saúde”, disse.

in Jornal de Angola de 23.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário