sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Promoção dos valores cívicos e patrióticos é responsabilidade de todos


A promoção dos valores cívicos e patrióticos junto da sociedade angolana é uma responsabilidade de todos os cidadãos, desde a própria sociedade civil, o Estado em si, governantes e instituições religiosas, por constituírem os consumidores primários destes valores. 

A afirmação é do pastor da 1ª Igreja da Convenção Baptista no Huambo, Mário Vontade, em declarações a respeito do tema da semana “a responsabilidade da sociedade civil na promoção dos valores cívicos e patrióticos”.

 Para ele, o envolvimento de todos no processo de promoção dos valores cívicos e patrióticos permitiria o resgate destes valores que, na sua visão, têm vindo a se perder rapidamente, fruto do fenómeno da globalização.

O pastor Mário Vontade salientou que os membros das instituições e organizações públicas da sociedade civil devem ser exemplares nos seus actos, por ser esta uma das maneiras que visam promover os valores patrióticos e cívicos na sociedade.

 Defendeu também que sejam realizados, para o efeito, palestras e conferências para que a sociedade civil esteja devidamente educada sobre a importância do civismo e do patriotismo.

Questionado sobre a globalização, o pastor da 1ª Igreja da Convenção Baptista no Huambo afirmou ser um fenómeno inevitável no mundo moderno, pelo que carece de um espírito de censura dos seus aspectos positivos e negativos.

 Assumiu estar-se em presença de um fenómeno inevitável na actualidade, mas que os seus efeitos negativos podem ser evitados com uma força interna suficiente por parte dos angolanos na estrutura cultural.

 “É preciso negarmos o que a globalização traz de mau para a nossa sociedade e aproveitarmos o que há de bom, para não retardarmos o processo de construção de uma sociedade ordeira e destruirmos os valores típicos de Angola”, salientou.

 A vivência na diferença e o respeito mútuo entre os angolanos, como irmãos da mesma pátria sem distinção de organizações políticas, níveis sociais, culturais, económicas, entre outros, foram ressaltados pelo pastor evangélico para fazer-se sentir na sociedade os valores patrióticos e cívicos que tornam uma nação mais unida e forte.

O pastor Mário Vontade defendeu igualmente a necessidade de se trabalhar mais em atitudes não contraditórias, no agir de cada um e no estabelecimento de uma congruência em todos os escalões da vida entre a teoria e a prática.

in ANGOP de 04.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário