quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Vice-governador destaca inserção crescente de Angola na economia mundial

Francisco Fato, vice-governador da província do Huambo para o sector económico

O vice-governador da província do Huambo para o sector económico, Francisco Fato, destacou, nesta cidade, a inserção crescente de Angola na economia mundial, devido às múltiplas acções que estão a ser desenvolvidas pelo Executivo.

Ao discursar no acto de abertura do 15º Encontro Provincial das Comunidades, a decorrer até quinta-feira, numa iniciativa da ADRA, Francisco Fato disse que o Executivo angolano tem vindo, desde 2008, a implementar um programa descentralizado sobre o desenvolvimento rural e combate à pobreza.

Sublinhou que a inserção crescente do país na economia mundial, assente nas acções do Executivo, estão na base do acesso à alimentação, cuidados primários de saúde, fortalecimento da agricultura familiar, empreendedorismo, mobilização e concertação social.

Segundo o responsável, o Executivo angolano continua a desenvolver esforços tendentes a promoção da paz, justiça, democracia, estabilidade social, unidade nacional, bem como da segurança interna e externa.

Acrescentou a eliminação da fome e da pobreza, a criação de emprego para a juventude, o crescimento e repartição justa do rendimento nacional, assim como o desenvolvimento harmonioso do território para o bem-estar das famílias.
  
Participam do evento, que visa a troca de experiências sobre as boas práticas de desenvolvimento local sustentável, lideres das comunidades, representantes de instituições públicas e de organizações não governamentais.

A reunião vai debruçar-se sobre o processo de implementação dos programas públicos (crédito agrícola de campanha, comércio rural, programa de habitação social, de municipalização dos serviços de saúde, de incentivo ao empreendedorismo e o ponto de situação do sector da educação na província).
  
Os casos de conflitos pela posse da terra nas comunidades rurais, bem como o papel das organizações da sociedade civil na concepção e implementação dos programas públicos e sua relação com os conselhos de auscultação e concertação social, constam também da agenda do encontro.
in ANGOP de 04.10.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário