quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Esclarecido aumento de novos casos de VIH e SIDA no Huambo

Euclides Chipalavela, supervisor provincial do programa do combate ao VIH e SIDA no Huambo

O supervisor provincial do programa do combate ao VIH e SIDA no Huambo, Euclides Chipalavela, disse hoje, quarta-feira, nesta cidade, que o alargamento dos serviços de testagem do “VIH e SIDA” para outras unidades sanitárias do interior da província está na base do aumento de casos diagnosticados de Janeiro a Agosto deste ano.
 
O supervisor provincial do programa do VIH e SIDA no Huambo esclareceu que este ano alargou-se os serviços de testagem nas unidades hospitalares dos municípios do Huambo com 19, Bailundo com quatro, Caála com três, Londuimbali com duas unidades, o que elevou-se para 787 casos deste ano contra 550 de 2011.
 
Disse ainda que estes casos foram diagnósticos em 46 mil e 938 pessoas consultadas de Janeiro a Agosto de 2012, contra os 28 mil e 361 do período anterior, inserido no programa lanço vermelho “Conheça o seu estado serológico e faça o teste do VIH e SIDA” em curso desde Dezembro do ano passado.
 
Referiu que o programa tem por objectivo sensibilizar as pessoas no sentido de aderirem ao processo de testagem do VIH e SIDA, por forma a que o mais cedo conheça o seu estado serológico e da província em particular, cujo programa encerra no principio do mês de Dezembro deste ano.
 
O supervisor do programa do VIH e SIDA no Huambo, Euclides Chipalavela, assegurou que o programa tem igualmente por objectivo da eliminação dos novas infecções até 2015, por formas que a mãe não transmita o VIH e SIDA para o seu bébé.
in ANGOP de 04.10.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário