segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Acções de recolha de armas melhoram a segurança local


As autoridades da província do Huambo garantem continuar com as acções de sensibilização dos cidadãos para a entrega voluntária de armas ou outros engenhos de guerra ilegalmente em sua posse.

A Polícia Nacional destruiu, na Chicala Cholohanga, 42 quilómetros a leste da cidade do Huambo, 318 engenhos explosivos não detonados. Os engenhos foram entregues voluntariamente pela população, no âmbito do processo de desarmamento.

Além dos 318 engenhos explosivos, a Polícia Nacional destruiu também no local 600 quilos de munições de pequeno calibre. 


O comandante municipal da Polícia Nacional, superintendente chefe Feliciano Amaral, disse que o acto é resultado do trabalho desenvolvido pela corporação, nos últimos dias, através da sensibilização dos cidadãos. 

Feliciano Amaral informou que o material foi recolhido nas localidades de Boas Águas e Ulondo, tendo garantido que acções do género vão prosseguir no município, de forma a desarmar a população, manter a tranquilidade e a segurança pública.

O município da Chicala Cholohanga tem uma superfície de 4.380 quilómetros quadrados e tem uma população de 114.594 habitantes, maioritariamente camponesa.


Em coordenação com a organização não governamental “The Halo Trust”, o comando provincial da Polícia Nacional no Huambo destruiu, recentemente, 81 armas de diversos calibres em estado obsoleto, antes em posse ilegal da população civil.

O chefe do departamento de comunicação e imagem da corporação no Huambo, inspector António Carlos, disse que a destruição do material bélico é resultante do processo de desarmamento da população civil e recolha coerciva, que decorre em todo território nacional desde 2008.


in Jornal de Angola de 07.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário