segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Governo adquire tractores para aumentar a produção


O Governo da província do Huambo adquiriu 55 tractores para o fomento da produção agrícola durante a campanha 2013/2014, informou o vice-governador Francisco Fato.

Os meios foram distribuídos aos 11 municípios da província, cinco em cada. A par deste investimento, a província adquiriu mil toneladas de adubos numa altura em que o governo local negoceia com o Ministério da Agricultura e Pesca para que esta quantidade seja duplicada.

Francisco Fato afirmou ser intenção do Governo do Huambo continuar a apostar “fortemente” no sector agrícola, por ser a base para reduzir gradualmente os níveis de pobreza. 
 
Outra aposta, disse o vice-governador, passa pela reabilitação, numa primeira fase, das vias que ligam as comunas, aldeia e ombalas às sedes municipais para permitir que os produtos sejam escoados e aproveitados, assim como para evitar a sua deterioração nos locais onde são colhidos.


Francisco Fato sublinhou a iniciativa do Ministério do Comércio em criar infra-estruturas agro-pecuárias para que os produtos excedentários dos camponeses sejam comprados, embalados e conservados.


Este programa já está a ser aplicado em áreas agrícolas da comuna da Calenga (Caála), o que permite que os produtos consigam atingir maior durabilidade. 


O vice-governador do Huambo lembrou igualmente que o Ministério do Comércio criou o Programa de Aquisição dos Produtos Agro-Pecuários “Papagro” que consiste em levar para cada província de Angola dois camiões que vão comprar directamente a produção dos camponeses e colocá-la no mercado.

A seca verificada na época transacta na região sul prejudicou alguns camponeses que não puderam honrar os seus compromissos com os bancos que lhes concederam créditos. Mecanismos de financiamento entretanto postos em marcha pelo Executivo, estão a permitir a recuperação das perdas.


Francisco Fato considerou que se está a verificar um “grande desenvolvimento da agricultura no Huambo” justificando que, na época 2012/2013, a produção do milho fixou-se em 404 mil toneladas, feijão 97 mil, batata 86 mil e hortícolas 119 mil, quantidades situadas acima das colhidas em épocas anteriores.

Em relação à pecuária, detalhou que há registo de 103.500 cabeças de gado bovino,  mais de um milhão de suínos, 999 mil de caprinos e cinco milhões de aves, números que projectam a província do Huambo como um dos mais importantes centros pecuários nacionais.


Apesar do seu potencial agro-pecuário, o Huambo conta com o concurso de um prestigiado instituto de investigação agronómica que ajuda a obter elevada produtividade.


in Jornal de Angola de 07.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário