quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Reinserção social presta assistência a mais de oito mil idosos


Oito mil e 500 idosos, de ambos os sexos, são controlados e assistidos, nos 11 municípios que administrativamente compõe a província do Huambo, pela direcção local da Assistência e Reinserção Social (Minars). 

A informação foi avançada pela directora do Minars na província do Huambo, Maria Lucília, que falava a propósito das comemorações do Dia Internacional do Idoso (1 de Outubro).

Segundo a responsável, dos 8.500 idosos controlados e assistidos diariamente, 285 em maiores condições de vulnerabilidade estão sob dependência directa da instituição, a residirem nos lares do Dando, Casseque III e da Chivala, todos localizados na zona periférica da cidade capital da província.

Os demais, acrescentou, o Minars presta apenas assistência, através da distribuição gratuita de bens alimentares, roupas usadas, cobertores, utensílios de cozinha, acompanhamento médico e medicamentoso, entre outros bens, com vista a minimizar as condições de vida desta franja da sociedade, no quadro do programa social de assistência permanente à pessoa idosa.

Explicou que os mais velhos controlados pela instituição, provenientes, na sua maioria das províncias de Luanda, Benguela, Bié, Moxico, além do Huambo, foram abandonados pelos seus familiares alegando, sobretudo, a feitiçaria.

Face a situação, Maria Lucília apelou a sociedade no sentido de reflectir em torno do fenómeno de acusação de feitiçaria a idosos e crianças, que ultimamente tem sido frequente nas famílias angolanas.

Apesar disso, referiu que as condições de vida dos idosos na província do Huambo estão cada vez melhor, tendo em conta o aumento de infra-estruturas e o esforço da instituição no processo de identificação desta franja em todas as localidades, de modo a conferi-los maior dignidade.
   
De acordo com a interlocutora, a direcção da Assistência e Reinserção Social vai continuar a trabalhar no melhoramento das suas condições de vida, dando maior atenção na identificação dos mais vulneráveis, além de apoiar os demais com cestas básicas.


A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1991, como Dia Internacional do Idoso, com vista a uma reflexão, promoção e protecção dos seus direitos. 

in ANGOP de 02.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário