quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Vacinação contra raiva prolongada por mais 15 dias no município da Caála


A campanha de vacinação contra a raiva, aberta em Agosto no município da Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, e que devia encerrar hoje, foi prolongada por mais 15 dias, para permitir que sejam imunizados mais animais. 

A informação foi prestada pela responsável pela secção local de veterinária, Bernarda Cruz, tendo reconhecido que os mil animais (cães, gatos e macacos) vacinados não representam o total dos bichos de estimação existentes no município.

Por este motivo, pediu aos habitantes a levarem os seus animais aos potos de vacinação, tendo em conta a necessidade de se combater a doença da raiva e garantir a saúde pública na circunscrição.

O chefe da repartição da saúde no município da Caála, Albino Ndumbi Ernesto, disse que diariamente as unidades hospitalares atendem cidadãos com ferimentos causados por cães, gatos e macacos, alguns dos quais, em pouca quantidade, com raiva.

Lembrou que até ao mês passado foram assistidos 152 pessoas atacados por tais animais, duas das quais morreram.

Aconselhou os cidadãos a acatarem as medidas básicas de socorro em caso de serem mordidas por cães, gatos e macacos para não se contaminarem com a doença de raiva.

No momento em que o cidadão for atacado de lavar a ferida imediatamente e consultar um agente de saúde para os primeiros socorros”, avisou.

in ANGOP de 02.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário