quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Sector da Saúde tem novo desafio


O vice-governador do Huambo para o sector político e social pediu aos profissionais de Saúde que sejam mais interactivos com os restantes sectores públicos para haver melhoria dos cuidados primários em todas as localidades. 

Guilherme Tuluca desafiou os profissionais de Saúde a serem mais interactivos com os demais sectores públicos, para a melhoria dos cuidados primários em todas as localidades da província. 

Neste domínio, Guilherme Tuluca considerou urgente  e oportuno a criação de grupos de trabalho para correcção das assimetrias ainda existentes no ramo da saúde.


Destacou, entretanto, os avanços que se têm verificado nos últimos tempos, assentes na construção de infra-estruturas e aumento de recursos humanos qualificados.


É necessário melhorar as relações entre técnicos de saúde e profissionais de outras áreas, para diminuir o índice de doenças, com os recursos humanos e financeiros existentes”, disse o governante.

Em Setembro de 2000, os dirigentes mundiais, reunidos na Cimeira do Milénio, reafirmaram as suas obrigações comuns para com as pessoas mais vulneráveis, em particular as crianças. Na  Cimeira, os líderes mundiais comprometeram-se, a atingir um conjunto de objectivos específicos, que vão guiar os seus esforços até 2015, no que diz respeito ao combate à pobreza e ao desenvolvimento sustentável dos respectivos países. 


Dos objectivos preconizados des­tacam-se a erradicação da pobreza extrema e da fome, maior acesso ao ensino primário universal, promoção da igualdade de género e da autonomia da mulher, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde materna, combate ao VIH/­Sida, à malária e outras doenças endémicas, sustentabilidade ambiental e criação de uma parceria global para o desenvolvimento.


O X Conselho Consultivo alargado da direcção provincial da Saúde recomendou o aumento de escolas para formação de técnicos superiores e médios.


Os participantes no encontro, que terminou no domingo, consideram imprescindível a abertura de concursos públicos para ingresso no sector da Saúde e a substituição dos funcionários falecidos, reformados, transferidos e desistentes. 


De acordo com o comunicado final, os participantes solicitaram a contratação de mais médicos, enfermeiros e técnicos de saúde especializados, para reforçarem as unidades sanitárias. O encontro recomendou às administrações municipais que apostem na formação de agentes comunitários de saúde, para a diminuição da mortalidade materna e infantil nas comunidades. 
 
No quadro do programa de municipalização dos serviços de saúde, foi defendida a abertura de novas rubricas para aquisição de meios de transporte, equipamentos de processamento de dados e outros indispensáveis para melhorar a prestar de serviços.


Subordinado ao tema “Humanização nos serviços de saúde: cuidar com dignidade e amor é um acto de cidadania”, o encontro teve a participação de 350 delegados, entre chefes de repartições municipais, médicos, técnicos de enfermagem e parceiros do sector da Saúde na província do Huambo.

Durante os três dias de trabalho, os participantes analisaram, entre outros temas, “A gestão em saúde pública”, “Tuberculose: resultados do programa nos últimos três anos” e “Efectividade de morte materna”. 

Os participantes discutiram ainda temas como “Abordagem clínica sobre a dengue”, “Radiografia do sector público da saúde nos últimos três anos”, “Perspectivas da província do Huambo” e “Os desafios do Ministério da Saúde: atenção primária de saúde”.

in Jornal de Angola de 02.10.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário