Blog que nos mostra o Huambo atual, sem medos, sem polémicas, mas real e com o Huambo no coração.
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Concedido terreno para construção da Cidade Universitária no Huambo
O governo do Huambo concedeu já um terreno de dois mil e 500 hectares para a construção da cidade universitária da província na província, foi anunciado.
A informação foi prestada num encontro entre o Vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, com estudantes da universidade José Eduardo do Santos, que abarca as províncias do Bié e Moxico.
O governador do Huambo informou haver no local indicado já algumas infra-estruturas, que apoiarão o funcionamento do campus. A ministra do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, confirmou a concessão do espaço, sublinhando que a primeira pedra das obras de construção do campus universitário poderá ser lançada em 2013.
Afirmou estar já concebido o projecto de construção aguardando pela inclusão da obra no orçamento geral do estado (OGE) para 2013.
Questionada sobre o plano de uniformização curricular no ensino superior, Cândida Teixeira, reconheceu que o mesmo facilitaria o enquadramento de estudantes que se deslocassem de uma unidade académica para outra, sem ter de recuar de ano.
Informou que está em curso a elaboração das normas curriculares e pedagógicas que regularão os cursos ministrados nas instituições do ensino superior no país, para facilitar a vida aos estudantes.
Falou da necessidade de corrigir, por exemplo, a falta de compatibilidade dos cursos de medicina leccionados no Huambo e em Luanda apesar de as duas serem de instituições públicas.
Informou que dentro de dois meses deverá chegar ao país uma gama diversificada de material bibliográfico para apetrechar a instituições públicas do ensino superior, facilitando a pesquisa à população universitária.
Quanto ao aumento de bolsas de estudos, falou de algumas dificuldades financeiras, mas que mesmo assim o Estado elevou para este ano académico o número de três mil para seis mil bolsas, procurando beneficiar os estudantes mais carenciados.
in ANGOP de 16.04.2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário