Blog que nos mostra o Huambo atual, sem medos, sem polémicas, mas real e com o Huambo no coração.
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Comuna do Cuima ganha dentro de meses centro de saúde
A comuna do Cuima, município da Caála, a 75 quilómetros a sul da cidade do Huambo, vai ganhar um centro de saúde dentro de quatro meses, cuja primeira pedra para a construção da unidade sanitária foi colocada hoje, quarta-feira, pelo vice-governador para área política e social do Huambo, Guilherme Tuluka, à margem das celebrações do 10º aniversário do dia da paz e da reconciliação nacional.
A construção do centro de saúde, o primeiro do género na comuna, está avaliada em 37 milhões e 380 mil kwanzas, e consta do programa integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza e à fome.
Após a conclusão das obras, a infra-estrutura terá capacidade para internar 20 doentes em igual número de camas.
O centro de saúde do Cuima, que vai ser erguido numa área de mil e 28 metros quadrados, prestará serviços de análise clínica, pequenas cirurgias, obstetrícia, medicina geral e pediatria, além de sala de atendimento dos pacientes.
A comuna do Cuima, com população estimada em 55 mil habitantes, conta apenas com um posto de saúde, cuja capacidade de atendimento está muito longe de corresponder a demanda.
Ainda hoje, o vice-governador da província do Huambo para área política e social, Guilherme Tuluka, inaugurou o posto de saúde da aldeia de Muagunja, na periferia da cidade da Caála.
Orçado em nove milhões e 150 mil kwanzas, o mesmo foi construído para reduzir as distâncias que os pacientes percorriam para serem atendidos numa unidade sanitária.
Ainda na Caála, onde decorreu o acto provincial das celebrações do 10º aniversario do dia da paz e da reconciliação nacional, Tuluka, em representação do governador provincial, Fernando Faustino Muteka, visitou as futuras instalações da biblioteca Kimbo Liombembwa, a escola do ensino secundário e as instalações da regedoria da aldeia de Muangunja.
No Cuima, o vice-governador ofereceu uma ambulância ao posto de saúde, bicicletas para as autoridades tradicionais da aldeia de Makolongonjo e material didáctico para os alunos.
in ANGOP de 05.04.2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário