quinta-feira, 12 de abril de 2012

Novo Rei do Bailundo vai ser entronizado sexta-feira, 13 de Abril


Armindo Francisco Kalupeteca "Ekuikui V", futuro rei do Bailundo à entrada da Ombala onde vai ser entronizado

O reino do Bailundo vai ter, a partir de sexta-feira, um novo líder que substitui no cargo o Rei Augusto Katchitiopololo "Ekuikui IV" falecido por doença, em Janeiro deste ano.

A cerimónia de entronização do novo Rei Armindo Francisco Kalupeteca
"Ekuikui V", de 38 anos, terá lugar na Ombala Mbalundo, com a presença de várias individualidades entre governamentais, parlamentares, autoridades tradicionais, membros da sociedade civil e população em geral.

Em entrevista, o secretário da Ombala, Fernando Hossi, disse que até ao momento as condições para o cumprimento dos rituais tradicionais estão criadas e vários apoios chegam de diferentes instituições e amigos com vista a realização de uma cerimónia digna.

Outro membro da Ombala, cujo nome tradicional é soba Gambole, explicou que o ritual começa quinta-feira, dia em que o novo Rei acende o fogo, em Umbundu diz-se
"Okuchakanla Otchiyocola".

"Todos esses rituais foram antecedidos por uma cerimónia de pedido e apresentação à família como acontece com as noivas, rituais que já fizemos em Março", explicou.

Disse, por outro lado, que como bom sinal do mandato do novo Rei foi encontrado recentemente um casal de Cágados na via, o que não acontece sempre, pois, para muitos sobas estes animais são vistos depois da entronização ou mesmo nunca aparecem.

Deu a conhecer que a cerimónia de entronização terá a duração de três dias, já que virão sobas de outras localidades da província e de outros pontos do país, cujo ritual será abrangente a esposa do Rei.

A cerimónia será preenchida com danças tradicionais, destacando-se o Olundongo, dramas sobre a vida do Rei, historial da Ombala Mbalundo e outros atractivos próprios para estes rituais.

O abate de pelo menos cinco cabeças de gado bovino e alguns ovinos também se destaca nos rituais de entronização do Rei do Bailundo.

As bebidas quentes e espirituais, bem como a Kissangua (bebida feita de fuba de milho) serão indispensáveis nesta cerimónia, segundo disse o soba Gambole.

O novo Rei, Neto do antecessor Augusto Katchitiopololo, nasceu aos, 24 de Março de 1974, na aldeia de Calondueio, comuna de Luvemba, município do Bailundo, província do Huambo.

De acordo com a biografia, o novo Rei Armindo Francisco Kalupeteca "Ekuikui V", foi eleito pela Corte da Ombala em 2008 como ajudante do Rei Katchitiopololo e em 2010 oficializado na função de Rei Adjunto.

A sua maneira de dar solução aos problemas apresentados nos julgamentos tradicionais, transmitiram confiança à Corte da Ombala em promove-lo Rei, para além da sua afinidade sanguínea com o antecessor.

Funcionam na Ombala Mbalundo 35 sobas, dos quais, oito permanentes que residem naquele local tradicional. Diariamente, recebem dois a três julgamentos, principalmente os relacionados com usurpação de terrenos, dúvidas relacionadas a paternidade, abuso sexual e roubos.

Já passaram pela Ombala Mbalundo 35 Reis, o último foi Augusto Katchitiopololo
"Ekuikui IV", antecedido pelo Rei Manuel da Costa "Ekuikui III" falecido em 1996. O reino foi fundado no século XV.
in ANGOP de 12.04.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário