terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Anunciada abertura de quatro novas escolas de formação de professores



Os municípios do Ukuma, do Tchindjendje, do Mungo e do Bailundo, na província do Huambo vão ganhar, em 2012, escolas de formação de professores do ensino primário.

De acordo com o director da Educação no Huambo, Manuel Sampaio do Amaral, que anunciou o facto hoje, terça-feira, à Angop, a criação destas escolas de formação de professores visa impedir que os jovens se desloquem a outros centros a fim de frequentarem cursos médios de educação.

Salientou que, numa primeira fase, estas escolas vão funcionar em infra-estruturas provisórias e as aulas serão asseguradas por docentes das escolas locais do II ciclo, até ser realizado o concurso público de ingresso de novos professores e serem construídas instalações próprias.

Manuel Sampaio do Amaral informou que no município do Londuimbali, a norte da província, será criada uma escola de formação de professores rurais pertencente a organização não governamental ADPP.

Justificou que a abertura de escolas de formação de professores do ensino primário nos municípios do interior da província, processo iniciado este ano, resulta do facto de se ter constatado que muitos estudantes destas circunscrições são forçados a deslocarem-se para outros centros fora do Huambo, com objectivo de frequentar cursos médios de educação.

O director da educação na província do Huambo afirmou que entraram em funcionamento este ano, as escolas de formação de professores do ensino primário nos municípios do Ekunha, Tchikala-Tcholohanga, Longonjo e Katchiungo, que se juntaram as do município do Huambo e da Caála as únicas que até então existiam.

in ANGOP de 27.12.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário