quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Campanha de pulverização contribui para redução do índice de malária



A campanha de pulverização residual e intra-domiciliar desenvolvida ao longo do ano em curso pelas autoridades sanitárias da província do Huambo permitiu reduzir significativamente o índice de malária nas unidades hospitalares desta região, de 100para 35, 5 porcento, bem como de mortes que baixaram de 100 para 76,6 porcento em comparação ao ano 2010.

Os dados foram divulgados à imprensa local nesta terça-feira, pelo director provincial da saúde no Huambo, Frederico Juliana, tendo informado que de Janeiro até a presente data os hospitais, centros de saúde e postos médicos da província diagnosticaram 366 mil e 926 novos casos de malária, contra os 543 mil e 864 de idêntico período de 2010.

O responsável, que falava no encontro de avaliação e encerramento da campanha de pulverização residual e intra-domiciliar, fez saber que do total de casos diagnosticados 139 morreram, o que representa uma diminuição de 459 falecimentos em relação ao mesmo período de 2010.

“Ao interpretar estes resultados vemos que a malária passou em segundo ou terceiro lugar como causa de doenças e mortes na província do Huambo", explicou.

Frederico Juliana referiu ainda que os esforços técnicos, materiais, medicamentosos e financeiros que o governo angolano e em particular da província, assim como os seus parceiros evidenciam nos programas de pulverização e distribuição de redes mosquiteiras tratadas com insecticida têm contribuído bastante na prevenção e redução da transmissão da malária e da morbi-mortalidade da população.

Sublinhou, a título de exemplo, que de 29 de Setembro a 18 de Novembro deste ano foram pulverizadas na província do Huambo 701 mil e 50 mil residências, das 60 mil inicialmente previstas.

O director da saúde no Huambo explicou que o número de residências pulverizadas corresponde a aproximadamente meio milhão de pessoas beneficiadas, sendo 335 mil e 65adultos, 27 mil e 576 gestantes e 67 mil e 884 crianças menores de cinco anos, residentes nos 11 municípios da província do Huambo, onde em media diária eram abrangidas duas mil e quatro casas.

Para o sucesso da campanha de pulverização residual e intra-domiciliar, financiada pela Agência Norte Americana para o Desenvolvimento (Usaid) e implementado pelo Instituto Triangular de Pesquisa, a direcção provincial da saúde contou com 465 mobilizadores e agentes sanitários, administrações de bairros, repartições municipais, autoridades tradicionais e demais membros da sociedade civil.

in ANGOP de 21.12.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário