quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Instituto Médio de Educação entrega diplomas a mais de 400 finalistas



Quatrocentos e 77 finalistas do Instituto Médio Normal de Educação (IMNE) no Huambo receberam hoje, quarta-feira, os seus diplomas, após concluírem a formação de professores iniciada em 2008.

A cerimónia de outorga dos diplomas, presenciada pelo director provincial da educação, Manuel Sampaio do Amaral, realizou-se no pavilhão polidesportivo onde os finalistas, das opções de ensino da Língua Portuguesa, Matemática e Física, História e Geografia, Biologia e Química, reiteraram, reiteraram o compromisso de tudo fazerem em prol da melhoria da qualidade de ensino na província.

Já o director do Instituto Médio Normal de Educação, Damião Salvador, afirmou que a formação dos novos professores resulta do esforço do executivo local que, paulatinamente, tem criado condições necessárias para o processo docente-educativo.

Damião Salvador informou que desde 1982 até a data presente o IMNE formou mais de quatro mil professores, que leccionam em várias escolas da província.

Já o responsável da educação, ciência e tecnologia, Manuel Sampaio do Amaral, apelou aos novos docentes para exercerem a profissão com responsabilidade e atitude exemplar.


O professor é o responsável da formação dos cidadãos, por isso deve demonstrar prática e atitudes exemplares que sirvam de modelo para os alunos que são o garante do progresso socioeconómico da nossa sociedade”, salientou.

Realçou que o professor deve se preocupar com a arte de ensinar, uma vez que não basta ser apenas um bom pesquisador, mas sendo necessário ser um bom transmissor de conhecimentos para oferecer ensino de qualidade aos alunos.

De acordo com Manuel Sampaio do Amaral, é papel da escola formar cidadãos dar aos alunos ensinamentos essenciais para viver e trabalhar neste mundo globalizado, bem como orienta-los para a vida.

Informou que as instituições escolares devem definir como meta trabalhos com conteúdos críticos estudados pelos educandos, através de buscas feitas dentro da sociedade em geral.

in ANGOP de 21.12.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário