terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Direcção da Agricultura do Huambo lança projecto Mosap



Um projecto de agricultura familiar, orientado para o mercado "Mosap", da iniciativa do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca, que vai beneficiar mais de 50 mil famílias camponesas desta região, foi lançado hoje, na cidade do Huambo, visando aumentar a produtividade agrícola nas comunidades rurais.

O projecto Mosap, financiado pelo Banco Mundial, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e pelo programa de Cooperação e Desenvolvimento do Governo Japonês (PHRD), tem como grupo alvo os agricultores familiares com uma media de área cultiva de sem irrigação entre 1 a 2 hectares, com possibilidade de expandir essas áreas para 2,5 hectares financiando e capacitar os beneficiários.

O projecto, que será implementado num período de seis anos na província do Huambo, nos municípios do Bailundo, Londuimbali e Mungo pelo Instituto de Desenvolvimento Agrária (IDA), visa a formação dos agricultores familiares e financiamento de iniciativas agrícolas nas comunidades, de modo a promover o desenvolvimento sustentável.

A cerimónia de abertura do seminário de apresentação do projecto Mosap foi orientada pelo director província da agricultura, Joaquim António. Destacou que o projecto se enquadra na estratégia do programa do governo de combate à pobreza.

O projecto prevê beneficiar, no global, 126 mil famílias das três províncias, sendo 25 porcento para Malanje e igual percentagem para o Huambo e 50% para o Bié. O projecto está orçado em 49 milhões e 350 mil dólares norte-americanos, dos quais 39% é financiado pelo governo angolano e o restante pelos credores.

A estratégia do projecto é permitir aos agricultores das áreas escolhidas melhorarem a sua produtividade e competitividade e a beneficiarem da activação pelo mercado de cadeias de comercialização de produtos agrícolas.

in ANGOP de 20.12.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário