sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Chuvas retardam obras de construção do centro de formação do INAD


As constantes chuvas na província do Huambo, que se registam desde o mês passado, estão a retardar o curso normal das obras de construção do futuro centro de formação técnica do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), incluindo as oficinas de reparação de máquinas.

O director-geral do INAD, Leonardo Severino Sapalo, minimizou tal situação, tendo, porém, enaltecido o empenho da empresa encarregue pelas obras que, segundo ele, tudo está a fazer para honrar o compromisso.

Há uma gigantesca conjugação de esforços para que na data certa, apesar dos constrangimentos que a chuva está a causar, as obras sejam concluídas. Neste momento, segundo o que constatamos e o que nos disseram os empreiteiros, a média de execução física está avaliada em 60 porcento”, referiu.

Iniciadas em Dezembro de 2011, as obras de construção do centro de formação técnica e das oficinas de reparação de máquinas do INAD devem estar concluídas em Março, segundo previsão inicial.

Leonardo Sapalo considerou tratar-se de um centro de excelência que vai proporcionar formação técnica especial aos sapadores, no sentido destes fazerem uso correcto e racional dos meios e equipamentos de desminagem.

Informou que a partir deste centro, que está a ser erguido na localidade de Essaque, município da Chicala-Cholohanga, a quase 22 quilómetros da cidade do Huambo, serão feitas manobras operacionais de equipamentos e brigadas de desminagem para as províncias do Kuando Kubango, Benguela, Moxico, Kwanza Sul e das lundas Norte e Sul.

O responsável nacional do INAD explicou que a construção desta infra-estrutura, similar a que está em funcionamento em Luanda, insere-se na estratégia da instituição que dirige em apostar na formação dos recursos humanos.

Investir na formação visa, por um lado, evitar que ocorram acidentes motivados pelo uso incorrecto dos meios e, por outro lado, garantir a longevidade dos meios e equipamentos de desminagem”, referenciou.
in ANGOP de 23.11.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário