quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ministra do Comércio destaca importância da parceria público-privada na redução da pobreza


A ministra do Comércio, Rosa Pacavira, realçou, na cidade do Huambo que, as parcerias público-privadas contribuem na criação de novos postos de  emprego e consequentemente na redução dos índices da pobreza e na melhoria das condições de vida da população.

A governante destacou que a melhoria da qualidade de vida das famílias angolanas e acções de combate à pobreza passam, necessariamente, pelo empenho e união de toda a sociedade, sobretudo pela constituição das parceiras público-privadas.

Rosa Pacavira referiu  que o ministério tem a responsabilidade de contribuir na  dinamização da produção agrícola no país, realçando que  as parcerias público-privadas contribuem na melhoria, de modo significativo, da qualidade de vida das famílias angolanas.

A titular do Comércio fez estes pronunciamentos à imprensa, no final da sua visita de trabalho à província, depois de manter um encontro com a classe empresarial, comerciantes e administradores municipais, onde assegurou que o executivo vai continuar a financiar o sector público-privado no quadro do programa Angola Investe”  em curso no país.  

A primeira tarefa que devemos fazer em conjunto será o cadastramento de todas as lojas existentes, posteriormente, serem retiradas dos centros das cidades para as zonas específicas. A partir de Janeiro de 2013 vamos implementar, em teste, o novo alvará que vai facilitar a abertura de novas lojas e acabar com todo tipo de gasosa que existe neste processo”, enfatizou.

Rosa Pacavira referiu que o Ministério do Comércio prevê a construção, em todo território nacional, de 11 mil lojas de campo ou de proximidade, durante os próximos cinco anos (2012/2017), para permitir o escoamento dos produtos agrícolas por parte dos camponeses, no quadro do programa traçado pelo Executivo assente na dinamização da produção agrícola no país.

A ministra do Comércio referiu que a construção de 11  lojas de proximidade, em todos os municípios que compõem administrativamente a província do Huambo, vai contar com a colaboração dos empresários e empreiteiros locais, para levaram a bom porto as obras em construção.

Por via das diversas modalidades de parcerias público-privadas, salientou,  foram deixadas várias orientações ao governo da província do Huambo no sentido de identificar os locais onde serão construídos os novos mercados municipais, que a princípio devem merecer uma gestão privada para o seu bom funcionamento.

Ainda dentro do plano do comércio rural e empreendedorismo está  planificada a construção de quatro armazéns de reserva do Estado nas províncias do Huambo, Malanje, Bié e Huíla para o armazenamento de produtos”, disse.

Durante a sua estada de algumas horas na província, a ministra do Comércio, visitou o Entreposto Frigorifico e o armazém comunitário das cooperativas agrícolas da comuna da Calenga, Centro Logístico de Distribuição da Caála, mercado municipal da Quissala, Supermercado Nosso Super, a lojas pedagógica (Poupalá) e as instalações da delegação.

Nesta deslocação, Rosa Pacavira se fez acompanhar do vice-governador para área Técnica e Infra-estruturas do Huambo, Kalunga Francisco Zagi Quissanga e  manteve igualmente um encontro de balanço com o governador em exercício da província, Francisco Fato.
in ANGOP de 29.11.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário