quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Calenga colhe mais de 100 mil toneladas de produtos agrícolas


Mais de cento e oitenta mil toneladas de produtos agrícolas foram colhidos de Janeiro a Novembro deste ano, na comuna da Calenga, província do Huambo, numa extensão de 12 mil hectares.
 
O administrador comunal da Calenga, Lutonadio Mamuel Ntima, informou que seis mil famílias camponesas participaram na produção e cultivaram em grande escala produtos como batata rena, milho, feijão, soja, cenoura, cebola, repolho, tomate, alho e couve.
 
De acordo o administrador, em média as famílias camponesas na comuna colhem 300 toneladas de produtos que são comercializados nos mercados informais locais, de Benguela, Luanda, Lunda Norte e Sul.
 
Lutonadio Samuel Ntima assegurou que a época agrícola foi positiva e houve um envolvimento massivo das famílias camponesas que foram capacitadas em técnicas agrárias básicas para o fomento e aumento da produtividade agrícola, numa acção implementada pelo projecto Bom Jesus/Calenga.
 
O administrador realçou que o projecto Bom Jesus/Calenga, para além de assessoria técnica, forneceu às famílias camponesas fertilizantes, instrumentos de trabalho, sementes e construiu um armazém para a conservação dos produtos agrícolas.
 
O administrador da Calenga, Lutonadio Samuel Ntima, disse que na próxima época agrícola 2013/2014 a produção de tremoço será em grande escala, porque a terra é potencial. A administração vai também apostar na criação de gado bovino para atracção animal, para o alargamento das áreas de cultivo.
 
Em 2011, as famílias camponesas colheram cerca de 70 mil toneladas de produtos agrícolas na comuna da Calenga.
in ANGOP de 22.11.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário