segunda-feira, 2 de abril de 2012

Estudantes do Isced marcham para desencorajar prática da cábula



Pelo menos 1.500 estudantes do Instituto Superior de Ciências da Educação (Isced) do Huambo participaram este final de semana na marcha de repúdio contra a cábula, com vista desencorajar os que persistem em recorrer em tal prática durante a realização de provas.

Entre os presentes no referido evento, que teve início nas instalações do Isced, no bairro Académico, passando por algumas artérias da parte baixa da cidade do Huambo até ao pavilhão número 2, num percurso de aproximadamente um quilómetro e meio, estiveram 690 estudantes que ingressaram este ano pela 1ª vez na instituição.

Na ocasião, o presidente do conselho de direcção da associação de estudantes do Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo, Daguberto Daniel Gamba Alfredo, aconselhou a todos os que participaram na aludida marcha a não recorrerem às cábulas para obterem boas notas.

Segundo ele, tal prática, infelizmente ainda muito utilizada pelos estudantes da instituição, em nada abona para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, além de comprometer o desenvolvimento integral do estudante.


"É importante que a nossa vinda ao Isced não seja única e exclusivamente para busca de títulos, mas sim a busca de conhecimentos para ajudarmos no desenvolvimento da nossa província e do país em geral", exortou.

Daguberto Alfredo lembrou ainda aos presentes que a vida académica não se esgota apenas dentro das instalações escolares e, por esta razão, apelou aos que ingressaram pela 1ª vez no Isced no sentido de esforçarem-se para se tornarem verdadeiramente estudantes universitários e digam sempre "não" à cábula.

A referida marcha culminou com o tradicional acto de baptismo de caloiro destinado a dar boas-vindas aos novos estudantes.

Cábula é um termo que define fraude em testes de conhecimento. Consiste em lembretes escondidos com conteúdos resumidos, usados para copiar num teste, exame ou prova ou na cópia de respostas obtidas, consensualmente ou não, de outras pessoas.

O Isced-Huambo, considerada a maior instituição nesta província no tocante ao ensino superior, forma professores nas especialidades de Biologia, Física, Geografia, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Actualmente possui uma população discente estimada em 3.300 estudantes matriculados em dois períodos: regular (manhã e tarde) e pós-laboral (noite).

in ANGOP de 02.04.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário