terça-feira, 3 de abril de 2012

Execução do programa de combate à pobreza constitui ganho da paz



A execução do Programa de Combate à Pobreza e de Desenvolvimento Rural pelo governo angolano, tendo em vista a elevação da oferta dos principais serviços sociais básicos e na melhoria das condições de vida das famílias, constitui um dos principais ganhos do 10 anos da paz.

Este reconhecimento foi feito pelo pastor da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (Ieca) do pastorado dos peregrinos no Huambo, Goutinho Maravilhoso Moma, quando falava a propósito das celebrações do 4 de Abril, dia que se assinala o 10º aniversário da paz em Angola.

O líder religioso destacou, a construção e apetrechamento de unidades escolares, sanitárias, a melhoria da qualidade de atendimento médico e medicamentoso, abastecimento de energia eléctrica, água potável, bem como o fortalecimento da agricultura nas comunidades.

Goutinho Maravilhoso Moma sublinhou igualmente construção e reabilitação de estradas, residências sociais para a juventude e antigos combatente, pontes, caminhos-de-ferro, barragens hidroeléctricas e espaços de lazer.

Apontou, entre outros benefícios, a entrada em circulação do comboio dos caminhos-de-ferro de Benguela entre as cidades do Lobito/Huambo e da modernização dos aeroportos como um dos principais factores de desenvolvimento alcançados durante os dez anos de paz e de reconciliação nacional.


"Com a conquista da paz em 2002 em Angola e na província do Huambo em particular, já se verifica o surgimento de escolas a nível dos municípios, comunas e aldeias, onde as crianças são inseridas com facilidade no sistema de ensino, bem com a construção de estádios de futebol e pavilhões gimnodesportivo nas sedes provinciais”, frisou.

Quanto aos benefícios da igreja, o pastor Goutinho Maravilhoso Moma, destacou a reabilitação de missões e construção de novos templo de adoração a Deus, bem como da expansão do evangelho em várias localidades da província com sendo o principal ganho da paz.

O líder religioso lançou um apelo para sociedade civil continuar a apoiar acções do governo, bem como da Igreja de Cristo, que visam a preservação da paz, promovendo o diálogo, o espírito democrático, amor ao próximo, unidade compreensão, evitando deste modo a calunia e o ódio.

A Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) implantou-se em Angola em 11 de Novembro de 1880, data que marca à chegada dos seus primeiros missionários ao país.

in ANGOP de 03.04.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário