terça-feira, 4 de junho de 2013

Governador entrega cinco viaturas aos reis da província do Huambo

Governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka, entega viaturas aos reis

O governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka, procedeu, nesta cidade, à entrega de cinco viaturas aos reis desta região, numa iniciativa que visa dignificar o trabalho das autoridades tradicionais junto das comunidades.

Na ocasião, foram entregues viaturas aos reis do Bailundo Ekuikui V, Armindo Francisco Kalupeteca, do Sambo (Chicala-Cholonhanga) Cipriano Kaningui, do Chingolo (Caála) António Moreira, da Chiyaka (Chindjendje) Bejamim Soma e do Huambo, Filipe Mosso.

Na sua intervenção expressando-se em língua umbundu, o governador Fernando Faustino Muteka, explicou que o gesto é do Presidente da República e pediu aos beneficiários no sentido de estarem mais perto das populações nas comunidades, identificado os seus problemas e transmitirem de forma pontual às entidades do governo.

Por seu turno, o rei Ekuikui V do Bailundo, Armindo Francisco Kalupeteca, enalteceu o gesto do governo o que vai dignificar o poder tradicional junto das comunidades e com este meio será possível visitar as 573 Ombalas adstritas ao reino daquela circunscrição.

Já o rei do Huambo, Filipe Mosso, manifestou-se igualmente satisfeito com o gesto do governo ao pôr a disposição um meio de transporte o que vai contribuir na conquista da união das Ombalas deste reino, assim como identificar os problemas das populações e pontualmente transmitir as entidades de direito para a sua resolução.

O meio vai contribuir nas actividades do reino do Huambo, melhor controlo das 27 Ombalas para saber viver de perto os problemas das populações nas comunidades, bem como o trabalho da corte”, destacou.

O rei do Sambo, adstrito ao município da Tchicala Cholonhanga, Cipriano Kaningui, realçou que com este meio será possível fiscalizar as actividades desenvolvidas pelas 48 Ombalas controlados, que de motorizada era difícil principalmente na época chuvosa.

O rei do Sambo referiu que, recebemos muitas preocupações vindas das Ombalas que exige a presença da entidade máxima do reinado, tínhamos dificuldades de pontualmente resolver estes problemas, agora com este meio será possível identificá-los junto das comunidades.

O rei do Chingolo, adstrita ao município da Caála, António Moreira, enalteceu o gesto do Presidente da República em disponibilizar transportes aos reis desta região, com esta iniciativa o trabalho vai correr da melhor forma junto das suas comunidades.  

in ANGOP de 04.06.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário