sexta-feira, 28 de junho de 2013

Governo do Huambo dispensa pré-análise dos projectos culturais


O Governo Provincial do Huambo dispensou a pré-análise dos projectos culturais que foram concebidos no âmbito do Programa da União Nacional dos Artistas e Compositores (Unac) criado com base no decreto presidencial 320/11, que visa revitalizar a actividade artística no País e apoiar o plano estratégico do Estado de combate à pobreza, segundo anunciou hoje, sexta-feira, a instituição.
 
Em nota de imprensa, a Unac avança que, deste modo, cerca de meia dúzia de projectos orçados em mais de um milhão de dólares, destinados a construção e remodelação de centros culturais, estúdios de gravação e escolas de formação artística na Província do Huambo irão ser directamente analisados para posterior assinatura do contrato programa, como orienta o referido decreto presidencial.
 
Nesse momento mais de 50 projectos provenientes das Províncias de Cabinda, Zaire, Malanje, Kwanza Sul, Benguela, Huíla e Cunene estão a ser avaliados pela Comissão Directiva da Unac, para, nos próximos dias, passarem a fase de assinatura de contratos com os respectivos governos provinciais”, lê-se no documento.
 
Com o presente programa aberto às companhias de dança e teatro, centros culturais, agentes e empresários culturais, produtores, empresas de espectáculos e artistas empreendedores, a Unac pretende aumentar a oferta de trabalho artístico no País, e com isso conferir a dignidade e o respeito que merecem os criadores angolanos.
 
A União Nacional dos Artistas e Compositores é uma associação sócio-cultural e profissional, proclamada há 29 anos, com o objectivo de congregar autores, compositores, músicos, artistas de dança, teatro, circo e agentes de outras formas de expressão artística que se enquadram no seu objecto social.
 
A Unac foi criada com o objectivo de estabelecer e implementar estratégias e acções que concorram para a promoção, desenvolvimento e defesa dos interesses socioprofissionais dos artistas angolanos.
 
Como reconhecimento da sua importância social, o Estado angolano atribuiu-lhe a qualidade de Instituição de Utilidade Pública através da resolução nº5/04 de 8 de Abril, publicado no Diário da República I Série nº 29.
 
A organização tem por finalidade específica a dinamização da dança, teatro e música, assim como a luta pela inserção profissional e consequentemente a afirmação social dos seus associados.
 
A Unac controla quatro mil membros e tem delegações nas províncias de Cabinda, Zaire, Malanje, Kwanza Sul, Benguela, Huambo, Huíla e do Cunene, bem como comissões instaladoras no Uíge, Kuando Kubango, Namibe, Moxico e Lunda Sul.
 
in ANGOP de 28.06.2013


Sem comentários:

Enviar um comentário