quarta-feira, 26 de junho de 2013

Responsável advoga reforço da formação científica dos terapeutas tradicionais


A necessidade do reforço da formação científica dos terapeutas tradicionais e de medicina natural, tendo em vista a sua inserção no sistema nacional de saúde pública foi advogada hoje, terça-feira, na cidade do Huambo, pelo presidente do Fórum de Medicina Tradicional (Fometra), Kitoco Mayavangua.

Segundo o responsável, no quadro da visita que iniciou hoje ao Huambo para se inteirar da organização do sector, a medida enquadra-se na integração das práticas de medicina tradicional no sistema de saúde pública, de modo a prestar tratamento eficaz, seguro e com qualidade para toda população.

"É imprescindível o reforço da investigação científica por parte dos terapeutas, docentes e estudantes universitários para melhor conservarem as plantas medicinais",salientou.

Para si, a medicina tradicional, como parte do programa de desenvolvimento sanitário do país, deve merecer atenção de toda sociedade, através do melhoramento dos trabalhos de investigação sobre a sua importância no bem-estar físico e emocional das famílias.

Kitoco Mayavangua disse que a região centro e sul de Angola é bastante fértil em termos de plantas medicinais, pelo que é necessário continuar apostar na formação dos terapeutas tendo em atenção o seu desenvolvimento intelectual e exportação de medicamentos locais para o estrangeiro.

O Fórum de Medicina Tradicional (Fometra) controla, em todo país, cerca de 61 mil terapeutas.

in ANGOP de 26.06.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário