quinta-feira, 13 de junho de 2013

População da aldeia de Canassi ganha nova escola


A população da aldeia de Canassi, município do Chinjenje, 177 a oeste da cidade do Huambo, ganhou uma escola com seis salas de aulas.
O empreendimento foi inaugurado pelo administrador municipal do Chinjenje, Mateus Rodrigues Sanjala, e erguido no quadro do Programa de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza.
A mesma custou aos cofres do Estado 36 milhões de Kwanzas, sendo que as obras duraram 10 meses.
Na ocasião, o administrador do Chinjenje pediu a população da aldeia para preservar o imóvel para que sirva também as gerações vindouras.
Já o chefe de repartição municipal de educação do Chinjenje, Donato Saemanda, frisou que com a inauguração da nova escola o sector passa a controlar 10 escolas de construção definitiva, num total de 77 salas de aulas, para além de 38 escolas comunitárias.
Por seu turno, o soba da aldeia, Paulo Kaliquita, disse que a comunidade está em condições de começar o formar o futuro do país, solicitando a construção de empreendimentos idênticos em outras aldeias.
Manuel Sirílo, encarregado de educação, manifestou-se satisfeito pela iniciativa, pois os meninos vão contar com um lugar cómodo para aprenderem a ler e a escrever.
Para a presente época lectiva foram matriculados 14 mil alunos, cujas aulas são garantidas por 500 professores.
in ANGOP de 13.06.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário