quarta-feira, 26 de junho de 2013

Mais de 400 medalhas conquistadas em sete anos


O presidente da associação de desportos para pessoas com deficiência na província do Huambo, José Guilherme, considerou, nesta cidade, positivos os primeiros sete anos de existência desta organização, a julgar pelas conquistas dos seus atletas em provas nacionais e internacionais.
 
Ao analisar as actividades desde 2006 ao presente ano, mostrou-se satisfeito pelo facto de atletas locais serem responsáveis pela conquista de 416 medalhas (entre ouro, prata e bronze).
 
Destas medalhas, constam 31 ao serviço da selecção nacional em eventos como Jogos Paralímpicos de Beijing 2008 e de Londres 2012, campeonatos africanos, pan-africanos, jogos da lusofonia e meetings internacionais.
 
Referiu terem os desportistas adaptados do Huambo durante este período como ponto mais alto a presença nos jogos Paralímpicos de Beijing, na China, onde conquistaram três medalhas de prata e uma de bronze.
 
Quanto à participação dos mesmos em provas nacionais, José Guilherme disse terem conquistado 386 medalhas, sendo 155 de ouro, 115 de prata e 116 de bronze.
 
Disse que o atletismo é das oito modalidades a que mais medalhas tem conquistado (415 no total), o que torna a província do Huambo na maior forcenedora de atletas paralimpicos para as selecções nacionais da modalidade.
 
Realçou que nesta região existem 218 atletas com deficiência física (entre masculinos e femininos) inscritos em atletismo, basquetebol em cadeira de roda, boccia, futebol com muletas, futebol salão para surdos, goaball, natação e voleibol sentado.
 
O desporto adaptado é praticado nos 11 municípios da província do Huambo.
 
in ANGOP de 26.06.2013


Sem comentários:

Enviar um comentário