quarta-feira, 19 de junho de 2013

Moradores do Bailundo actualizam conhecimentos sobre saúde preventiva


Os moradores dos bairros Espírito Santo e Vale Verde, município do Bailundo, 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, foram aconselhados sobre à necessidade de manterem a higiene nas comunidades, para prevenirem-se de doenças.
 
A acção foi promovida pelo projecto Uhayele (saúde nas comunidades).
 
A coordenadora do Uhayele na província do Huambo, Giovana Barros, em declarações, disse que as informações sobre a importância do asseio foram passadas ao longo das campanhas de limpeza realizadas nestas localidades nos dias 4 e 5 do corrente mês.
 
As actividades de saneamento básico, explicou a fonte, tiveram como objectivo principal alertar os moradores acerca dos cuidados adequados com o lixo, através da escavação de aterros, assim como reforçar as orientações que são transmitidas pela equipa de agentes comunitários de saúde do projecto Uhayele nas visitas domiciliares.
 
Giovana Barros referiu também que além dos agentes comunitários de saúde, a limpeza ao bairro Espírito Santo e na aldeia Vale Verde contou com a presença de supervisores de campo e gestores do projecto.
 
Estes, de acordo com a responsável, realizaram limpeza junto das residências e palestras, orientando às famílias a respeito da quantidade de lixo à céu aberto encontrado e quais os prejuízos que causam à saúde dos moradores.
 
É sabido que o lixo à céu aberto atrai muitos vectores, como ratos, baratas e moscas, agentes transmissores de muitas doenças, sendo as parasitoses, diarreias, cólera e malária as maias frequentes”, mencionou.
 
A responsável acredita que actividades como estas são de extrema importância para levar a informação necessária sobre a promoção da saúde e prevenção de doenças nas diversas comunidades, além de mobilizar às pessoas para um comportamento de vida
mais saudável.
 
O Uhayele, vocacionado a formação de agentes comunitários de saúde e a promoção de saúde nas comunidades, é um projecto da direcção local da saúde, mas executado pela Amosmid, empresa privada de gestão de saúde.
 
in ANGOP de 19.06.2013



Sem comentários:

Enviar um comentário