segunda-feira, 19 de março de 2012

Arcebispo defende expansão do ensino superior em Angola


O arcebispo do Huambo, dom José de Queirós Alves

O arcebispo do Huambo, dom José de Queirós Alves, considerou, sábado, nesta cidade, imprescindível a expansão do ensino superior em Angola, por forma a permitir que os cidadãos tenham uma visão mais abrangente e realista sobre o processo de desenvolvimento do país e do Mundo.

O prelado católico fez este pronunciamento durante a missa de abertura do ano académico da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), onde reafirmou que o desenvolvimento sustentável de qualquer país passa necessariamente pela formação permanente da sociedade.

Para dom José de Queirós Alves, a expansão do ensino superior vai contribuir directamente na melhoria do bem-estar social das populações, tendo em conta a inserção da juventude na vida académica e científica.

Na ocasião, o arcebispo exortou os estudantes cristãos a basearem os seus estudos na vida espiritual, por formas a se construir uma sociedade feliz, justa e exemplar com boas infra-estruturas e que leva à mudança de comportamento dos seus componentes.

A Universidade José Eduardo dos Santos, afecta a 5ª região académica de Angola, controla as Faculdades de Medicina Humana, Ciências Agrárias, Medicina Veterinária, Economia, Direito e o Instituto Superior Politécnico, instituições sedeadas todas na província do Huambo, bem com as Escolas Superiores Politécnicas das províncias do Bié e do Moxico.

A UJES, com sede no Huambo, foi criada em 2009 no quadro do decreto 7/09 de 12 de Maio do Conselho de Ministros, que estabelece a reorganização da rede de instituições de ensino superior público, a criação de novas instituições de ensino superior e o redimensionamento da Universidade Agostinho Neto, até então a única Universidade Pública em funcionamento no país.

in ANGOP de 19.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário