terça-feira, 27 de março de 2012

Expansão do teatro vai contribuir nas acções de resgate dos valores



O coordenador da União Nacional dos Artistas e Compositores (Unac) no Huambo, Pascoal Pedro Nhanga, afirmou, nesta cidade, que a expansão do teatro em Angola vai contribuir de forma positiva nas acções de resgate dos valores morais, cívicos e culturais em curso no país.

Em declarações no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Teatro, que se assinala a 27 deste mês, o responsável assegurou que a expansão do teatro vai igualmente contribuir na ocupação da juventude, com vista a redução da criminalidade, do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e outras drogas.

Pascoal Pedro Nhanga informou que as artes cénicas constituem um dos focos mais importantes para a moralização da sociedade sobre os processos de reconstrução nacional, de registo e actualização de dados eleitorais, bem como de unidade e reconciliação nacional.


"A nível da Unac pretendemos intensificar cada vez mais o teatro, com a realização de festivais intermunicipais, com realce para os municípios da Caála, Bailundo, Cachiungo e Ecunha, para promover o diálogo e o amor ao próximo nesta municipalidade", salientou.

Para tal, o responsável da Unac na província do Huambo reiterou o compromisso de continuar a trabalhar em prol da formação e capacitação dos filiados, tendo sugerido a implementação do curso superior de artes cénicas na Universidade José Eduardo dos Santos, cuja sede funciona nesta província.

Quanto ao estado actual do teatro no Huambo, Pascoal Pedro Nhanga reconheceu que os grupos teatrais locais têm desempenhado um papel crucial na recuperação dos valores cívico e morais da sociedade, através da divulgação de mensagens que apelam para este fim e da intervenção do governo na construção e remodelação das salas de espectáculos.

O responsável precisou que a União dos Artistas e Compositores controla actualmente 27 grupos teatrais, num universo de 270 actores entre amadores e profissionais.

Em alusão à efeméride, a Unac tem em agenda um encontro de concertação com os fazedores de teatro, debates radiofónico sob "o contributo dos actores no processo de registo e eleições" e exibições teatrais em algumas escolas desta cidade.

in ANGOP de 27.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário