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quarta-feira, 21 de março de 2012
Estudo à distância apontado como alternativa à falta de vagas
Professor universitário José Mulusi Abraão
O professor universitário José Mulusi Abraão considerou hoje, no Huambo, o estudo à distância como uma forte alternativa para os cidadãos que pretendem frequentar um curso superior no país, mas que não conseguem devido à escassez de vagas nas instituições de ensino superior públicas e privadas.
Em declarações sobre as vantagens e desvantagens do estudo à distância, o docente do Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias do Huambo admitiu que os institutos superiores e as faculdades em funcionamento na província ainda estão muito aquém de satisfazer a grande procura da população discente da região.
“É por esta razão que muitos optam pelo ensino à distância, embora outros fazem-no por não terem tempo necessário para frequentarem cursos superiores presenciais”, reconheceu.
José Mulusi Abraão recomendou, entretanto, aos interessados em inscreverem-se em cursos ministrados à distância no sentido de comprovarem a idoneidade da instituição e a qualidade da sua oferta pedagógica.
Segundo o docente, apesar de se tratar de iniciativas nobres, muitas instituições privilegiam mais a cobrança de propinas aos seus estudantes, em detrimento do rigor, a excelência do ensino e também a exigência que se espera do nível de ensino superior.
Fez saber que a credibilidade da instituição deve ser mensurada pelos candidatos antes de matricularem-se em qualquer curso superior do género.
“Do mesmo modo como existem institutos superiores e faculdade de menor qualidade, também acontece nas instituições que oferecem estudo à distância. Existem umas que devido à falta de rigor no acompanhamento e avaliação dos seus estudantes sãos vistas, por muitos cidadãos, como a forma mais rápida para obtenção de um grau académico sem ter que aturar a exigência e o rigor que o ensino presencial impõe”, referenciou.
Contudo, José Mulusi Abraão reconheceu que o ensino à distância torna os estudantes mais responsáveis, auto-disciplinados e bastante criativos para aprenderem sem auxílio directo dos professores, factores que, na sua visão, raras vezes acontecem com estudantes presenciais.
Quanto à qualidade dos quadros formados à distância, o docente universitário afirma ser igual aos do regime presencial.
“A credibilidade e qualidade acaba por ser igual ao ensino presencial. A sociedade e o próprio mercado de emprego em si encarregam-se em avaliar e seleccionar os melhores, visto que o que credibiliza uma instituição formativa é o produto final que apresenta a sociedade”, salientou.
Na província do Huambo, antigo centro académico angolano, estão em funcionamento o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), as faculdades de Medicina, de Ciências Agrárias (FCA), de Direito, de Economia, de Medicina Veterinária, o Instituto Superior Politécnico e o Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias, este último privado.
in ANGOP de 21.03.2012
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