quinta-feira, 22 de março de 2012

Mais de 200 alunos frequentam Magistério Primário no município do Bailundo



Duzentos e sessenta jovens de diferentes comunas do município do Bailundo, província do Huambo, estão a ser formados no núcleo do Magistério Primário, com vista a reduzir a escassez de professores nas zonas rurais.

As aulas iniciadas no dia 27 de Fevereiro último decorrem a bom ritmo, segundo disse a coordenadora do referido núcleo, Maria Tchama.

De acordo com a responsável, os 260 alunos estão distribuídos em seis salas, cujas aulas são asseguradas por 21 professores.

Maria Tchama deu a conhecer que apesar do bom ritmo das aulas há ainda insuficiência de algum material de apoio, os mapas e atlas geográficos para aulas práticas, laboratório de física e estojos para desenho.

Para a coordenadora, a formação destes alunos, no município do Bailundo, é um ganho da paz, pois há grande carência de professores nas comunas, ombalas e aldeias.


Aproximando-se o 4 de Abril, Dia da Paz, queremos louvar a iniciativa do governo de formar os jovens das comunas para serem professores nas suas próprias localidades, porque notamos que os professores que vêem das cidades dificilmente cumprem as suas obrigações nas comunidades rurais, porque se acham perdidosreferiu.

Por sua vez, Pedro Nungulu, de 16 anos de idade, aluno da instituição vindo da comuna do Lunge, disse estar satisfeito com a formação. “Sempre sonhei ser professor, mas nunca imaginei conseguir se formar aqui no nosso município, porque não havia escola especifica, é por isso que agradeço ao governo e paz que temos”, sublinhou.

Josefina Arão, de 18 anos de idade, residente na comuna sede do Bailundo, também aluna do núcleo do Magistério Primário salientou que apesar de ser um curso com muitas disciplinas, é bonito porque vai permitir ganhar conhecimentos para ser professora dos mais novos.

Para Pascoal Chissolongo, de 33 anos de idade, também aluno vindo da comuna de Luvemba, esta é para uma oportunidade que a paz proporcionou e garante aproveitá-la com dedicação, para o bem da comunidade.

Quinze disciplinas fazem o curriculum do curso no Magistério Primário, neste primeiro ano, sendo a informática, a geografia, a história, o desenho, a matemática, a biologia, a física, a química, a psicologia, a educação física, a música, as línguas portuguesa, inglesa, francesa e umbundu.

in ANGOP de 22.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário