sexta-feira, 30 de março de 2012

Habitantes de cinco povoações do Chinjenje vão consumir água potável



Os habitantes das povoações de Chiyoya, Sangueve, Santa-fé, Caquiquela e Cahombo, no município do Chinjenje (150 quilómetros da cidade do Huambo) vão, doravante, passar a consumir água potável, após a inauguração, hoje, de furos de água nas respectivas localidades.

O projecto de abertura de tais furos de água, vulgarmente conhecidos por manivelas, foi desenvolvido pela organização não governamental angolana Adespov, em parceria com a Oxfam, que aplicou seis milhões e 765 mil kwanzas, financiados pela União Europeia.

Durante a inauguração dos cinco furos, em acto testemunhado pela chefe do departamento de água da direcção provincial de Energia e Água, Elsa Pinto, o gestor de projectos da Adespov, Ovídio Luís Messamessa, informou que a execução visa facilitar o acesso das populações a água potável.

Por sua vez, Elsa Pinto, em representação do director provincial de Energia e Água, Adolfo Elias, felicitou a Adespov por esta iniciativa, tendo considerado que vai de encontro com os objectivos preconizados pelo governo do Huambo no que tange ao fornecimento de água potável às populações residentes nas zonas rurais.

Reconheceu, entretanto, que muito trabalho ainda há que ser feito para que as pessoas tenham acesso fácil à água potável.

Apelou, por esta razão, as demais organizações não governamentais no sentido de implementarem projectos no domínio das águas.

in ANGOP de 30.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário