segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Atenção redobrada à comunidade rural - Novos instrumentos





O Ministério da Família e Promoção da Mulher, disse a ministra, prevê a aprovação de instrumentos jurídicos como a Política Nacional de Género, o Plano de Acção Nacional sobre a Família, o Programa de Desenvolvimento Comunitário e o Programa Nacional de Apoio à Mulher Rural. A ministra Filomena Delgado trabalhou durante duas horas em Banze Bungo e ofereceu bens de primeira necessidade às famílias desfavorecidas das dez aldeias que integram a comuna. 
Entre os bens entregues, constam arroz, sal, óleo vegetal, salsichas, açúcar, roupa, sabão, cobertores, chapas de zinco, sapatos, instrumentos para parteiras tradicionais, brinquedos para crianças e sementes agrícolas. 
Filomena Delgado teve encontros com as autoridades tradicionais de quem recebeu informações das dificuldades que a população ainda enfrenta, principalmente nas áreas da saúde, educação, distribuição de água potável, energia eléctrica e da formação de artes e ofícios.
O Executivo está, também, a elaborar um programa de organização do comércio nas áreas rurais.   
A ministra do Comércio analisou, em Ombaja, as condições para a instalação de um mercado rural e procurou identificar zonas de recolha de produtos agrícolas para o escoamento para os principais pontos de comercialização na região. 
Rosa Pacavira, que visitou com o mesmo propósito o mercado paralelo de  Oshomukuyo, no município do Kwanyama, disse aos jornalistas que a deslocação ao Cunene serviu para  ver de perto ver as condições existentes e encontrar com o Governo Provincial formas de construir os mercados rurais, onde os camponeses vão dispor de locais com condições para venderem os produtos.

Rosa Pacavira sublinhou que numa primeira fase os mercados rurais são construídos no Cunene, Huíla, Huambo, Luanda, Bié, Kwanza-Norte, Kwanza-Sul e Benguela. 
A construção de mercados rurais integra-se no programa de combate à pobreza, de aumento da produção e do rendimento familiar, bem como a impulsionar o desenvolvimento da agricultura, sector essencial para o crescimento económico de Angola.
in Jornal de Angola de 04.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário